Pular para o conteúdo principal

ATIVIDADE - TEXTO ORAL COM DESTINO ESCRITO

Essa atividade foi bem legal. Há tempos, estava com vontade de trabalhar com tirinhas da Turma da Mônica, pois eles adoram e é um recurso muito interessante para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Pois bem, entrei no site da Turma da Mônica, e retirei algumas tirinhas. Desta vez, optei por utilizar uma tira sem diálogos, pois desejava explorar as características visuais e incentivá-los a interpretar o que estavam vendo. A tirinha trabalhada está abaixo:


Iniciamos uma roda de conversa sobre as características de cada quadrinho. Perguntei o que estava acontecendo no primeiro quadrinho, eles responderam que o Cascão havia machucado o joelho. Fui levatando algumas questões:
 Como vocês sabem que ele machucou o joelho?
- Porque ele está chorando!
- Como vocês sabem?
- Porque ele está com a boca aberta!
- Só por causa disso?
- Não, prô, ele tá segurando o joelho...
- Ué, mas só por isso?
Eles pensaram e falaram muitas coisas, até que uma criança disse:
- Tem estrelinhas no joelho dele.
- Ele também tem tracinhos em cima da cabeça.

Assim, fomos levantando as características da história em quadrinhos, comentando-a, que a história em quadrinhos tem um cunho engraçado, etc. Por fim, pedi que eles pensassem num nome para a nossa história. O que me surpreendeu neste momento, foi que uma aluna muuiitttoooo tímida levantou a mão e disse:

- Pode ser "O Cascão chorão"!
Acolhi aquela ideia na hora e outra criaça falou de também escrever que ele era Gritão. Eles foram descrevendo a história, procurei sintetizar o texto, pois ainda acho que eles não precisam copiar textos grandes. O mais importante, aqui, é a produção oral, em que todos podem participar, independente de ser alfabéticos ou não. E os alfabéticos também estão em contato com os elementos de uma produção de texto.

Daí, elegi duas crianças ( o Pedro e a Carla) para registrarem numa folha de sulfite e desenharem. Claro que eles capricharam, pois eu disse que iria aparecer no computador. Rsrsrsrs
Pessoal, espero que gostem, e as colegas, que possam aproveitar a sugestão.



Beijos a todos e até breve

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS DO "SIM" E PESSOAS DO "NÃO"

Há pessoas do “sim” e pessoas do “não”. Pessoas do “sim” são aquelas às quais tudo é possível, desde que se tente com firmeza. Pessoas do “sim” são aquelas que crêem, em princípio, que todas as coisas são boas até que se prove o contrário. Pessoas do “sim” são aquelas que estão sempre prontas a colaborar, a comprometer seu tempo com um novo projeto, a testar idéias, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do “sim” são aquelas entusiasmadas com o que fazem, com o que são e com a possibilidade de poderem fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do “sim” são aquelas bem humoradas, com o sorriso sempre pronto, aquela com as quais sentimos prazer em conviver, conversar e trocar idéias. Pessoas do “sim” são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para criar, elaborar e participar. Mas há também as pessoas do “não”. Pessoas do “não” são aquelas para as quais nada é possível. Pessoas do “não” são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que é tudo papo

SUGESTÃO DE ATIVIDADE - MÚSICA A CASA

Olá, pessoal! Bom, mais um ano estou um uma turma de 1º ano e muito feliz, pois gosto de trabalhar com essa fase de alfabetização. Quero compartilhar uma atividade bastante interessante, principalmente nesse começo de ano, em que há muitas crianças na hipótese pré-silábica. Além da questão da alfabetização, essa atividade trabalha com uma música muito tradicional da MPB, e que as crianças adoram. Assim, é importante compreender que a linguagem musical é fundamental para os educandos, e ensiná-los a apreciá-la pode ser uma ferramenta riquíssima para o nosso trabalho e um momento de formação para eles. Bem, espero que gostem. Sugiro que, caso o professor tenha crianças que já dominem a escrita alfabética, podem variar a atividade, com o texto da música lacunado, para eles completarem, sobretudo selecionando palavras que trabalhem as principais dificuldades ortográficas. Um abraço a todos Profª Neyde Professor, faça uma tabela com algumas palavras da música, solicitando que eles c