Friday, 22 April 2011

ATIVIDADE - TEXTO ORAL COM DESTINO ESCRITO

Essa atividade foi bem legal. Há tempos, estava com vontade de trabalhar com tirinhas da Turma da Mônica, pois eles adoram e é um recurso muito interessante para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Pois bem, entrei no site da Turma da Mônica, e retirei algumas tirinhas. Desta vez, optei por utilizar uma tira sem diálogos, pois desejava explorar as características visuais e incentivá-los a interpretar o que estavam vendo. A tirinha trabalhada está abaixo:


Iniciamos uma roda de conversa sobre as características de cada quadrinho. Perguntei o que estava acontecendo no primeiro quadrinho, eles responderam que o Cascão havia machucado o joelho. Fui levatando algumas questões:
 Como vocês sabem que ele machucou o joelho?
- Porque ele está chorando!
- Como vocês sabem?
- Porque ele está com a boca aberta!
- Só por causa disso?
- Não, prô, ele tá segurando o joelho...
- Ué, mas só por isso?
Eles pensaram e falaram muitas coisas, até que uma criança disse:
- Tem estrelinhas no joelho dele.
- Ele também tem tracinhos em cima da cabeça.

Assim, fomos levantando as características da história em quadrinhos, comentando-a, que a história em quadrinhos tem um cunho engraçado, etc. Por fim, pedi que eles pensassem num nome para a nossa história. O que me surpreendeu neste momento, foi que uma aluna muuiitttoooo tímida levantou a mão e disse:

- Pode ser "O Cascão chorão"!
Acolhi aquela ideia na hora e outra criaça falou de também escrever que ele era Gritão. Eles foram descrevendo a história, procurei sintetizar o texto, pois ainda acho que eles não precisam copiar textos grandes. O mais importante, aqui, é a produção oral, em que todos podem participar, independente de ser alfabéticos ou não. E os alfabéticos também estão em contato com os elementos de uma produção de texto.

Daí, elegi duas crianças ( o Pedro e a Carla) para registrarem numa folha de sulfite e desenharem. Claro que eles capricharam, pois eu disse que iria aparecer no computador. Rsrsrsrs
Pessoal, espero que gostem, e as colegas, que possam aproveitar a sugestão.



Beijos a todos e até breve

No comments:

Post a Comment