Pular para o conteúdo principal

ALGUMAS PROMESSAS PARA O ANO NOVO

     ESTAMOS NO ANO NOVO HÁ EXATAMENTE 8 DIAS. DESDE A VIRADA, TENHO PENSADO EM OBJETIVOS PARA ESTE ANO DE 2012. MAIS DO QUE ISSO, TENHO PROCURADO FAZER ALGUMAS PROMESSAS PARA MIM MESMA: ME EXERCITAR MAIS, TRABALHAR UM POUCO MENOS, ME ORGANIZAR FINANCEIRAMENTE E, O QUE MAIS INTERESSA A QUEM ESTIVER LENDO: ESCREVER NO BLOG COM MAIOR REGULARIDADE.
       DEVO ISSO AOS MEUS LEITORES MAS, PRINCIPALMENTE, DEVO ISSO A MIM. ACHO QUE ESTE É UM CANAL MUITO INTERESSANTE PARA DIVULGAR O MEU TRABALHO E, MAIS AINDA, O RESULTADO DESSE TRABALHO.
       DURANTE O ANO, ME DEBRUÇO SOBRE AS PRODUÇÕES DOS MEUS ALUNOS, E FICO MUITO ORGULHOSA DO QUE ELES FIZERAM. ENTRETANTO, NESTE ÚLTIMO ANO, POSTEI POUCO, OU QUASE NADA. FOI POR FALTA DE TEMPO, TIVE QUE PRIORIZAR OUTRAS COISAS, MAS ISSO NÃO SIGNIFICA QUE EU NÃO TENHA ARQUIVADO AS PRODUÇÕES DELES. PROCURO NÃO DEIXAR ALGUMAS COISAS SE PERDEREM, PRINCIPALMENTE PELA QUALIDADE E CARINHO COM QUE FORAM FEITAS. QUANDO EU DIGO QUE OS "MELHORES TRABALHOS" VÃO PARA O COMPUTADOR PARA TODO MUNDO VER, NOSSA, ELES CAPRICHAM MESMO! SÓ É UMA PENA QUE EU NÃO TENHA CONSEGUIDO CUMPRIR COM ISSO COMO GOSTARIA. POR ISSO, AO LONGO DESSE MÊS DE FÉRIAS, VOU PUBLICANDO ESTAS PRODUÇÕES, ESPERANDO QUE MEUS PEQUENOS POSSAM VÊ-LAS E TEREM A CERTEZA DE QUE NÃO FIQUEI "SÓ NA PROMESSA".
      ACREDITO QUE BOAS IDÉIAS NÃO TÊM PRAZO DE VALIDADE. POR ISSO, DESEJO QUE ESTAS PUBLICAÇÕES POSSAM INSPIRAR COLEGAS DE TRABALHO A ATUAREM À LUZ DE UMA PEDAGOGIA CONSTRUTIVISTA, SEM MEDO DE ERRAR, ACREDITEM, DÁ MUITO CERTO! OS RESULTADOS ESTÃO BASTANTE EXPLÍCITOS NAS PRODUÇÕES A SEGUIR.
     E, PARA O ANO DE 2012, FICA A PROMESSA, OU MELHOR, O COMPROMISSO DE ESTAR MAIS PRESENTE AQUI. DESEJO A TODOS MAIS DO QUE UM ANO NOVO, AFINAL, LOGO ELE FICA VELHO....
   DESEJO QUE POSSAMOS TODOS NOS COMPROMETER COM AQUILO QUE É REALMENTE IMPORTANTE PARA NOSSAS VIDAS, HONRANDO, ASSIM, COM NOSSOS COMPROMISSOS. O MAIOR COMPROMISSO É COM NÓS MESMOS. POR ISSO, MEU GRANDE DESAFIO É FAZER DA MINHA VIDA, DA MINHA FAMÍLIA E DOS MEUS ALUNOS UM POUCO MELHOR A CADA DIA.

  UM GRANDE BEIJO A TODOS.

    PROFESSORA NEYDE

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS DO "SIM" E PESSOAS DO "NÃO"

Há pessoas do “sim” e pessoas do “não”. Pessoas do “sim” são aquelas às quais tudo é possível, desde que se tente com firmeza. Pessoas do “sim” são aquelas que crêem, em princípio, que todas as coisas são boas até que se prove o contrário. Pessoas do “sim” são aquelas que estão sempre prontas a colaborar, a comprometer seu tempo com um novo projeto, a testar idéias, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do “sim” são aquelas entusiasmadas com o que fazem, com o que são e com a possibilidade de poderem fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do “sim” são aquelas bem humoradas, com o sorriso sempre pronto, aquela com as quais sentimos prazer em conviver, conversar e trocar idéias. Pessoas do “sim” são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para criar, elaborar e participar. Mas há também as pessoas do “não”. Pessoas do “não” são aquelas para as quais nada é possível. Pessoas do “não” são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que é tudo papo

SUGESTÃO DE ATIVIDADE - MÚSICA A CASA

Olá, pessoal! Bom, mais um ano estou um uma turma de 1º ano e muito feliz, pois gosto de trabalhar com essa fase de alfabetização. Quero compartilhar uma atividade bastante interessante, principalmente nesse começo de ano, em que há muitas crianças na hipótese pré-silábica. Além da questão da alfabetização, essa atividade trabalha com uma música muito tradicional da MPB, e que as crianças adoram. Assim, é importante compreender que a linguagem musical é fundamental para os educandos, e ensiná-los a apreciá-la pode ser uma ferramenta riquíssima para o nosso trabalho e um momento de formação para eles. Bem, espero que gostem. Sugiro que, caso o professor tenha crianças que já dominem a escrita alfabética, podem variar a atividade, com o texto da música lacunado, para eles completarem, sobretudo selecionando palavras que trabalhem as principais dificuldades ortográficas. Um abraço a todos Profª Neyde Professor, faça uma tabela com algumas palavras da música, solicitando que eles c

ATIVIDADE - TEXTO ORAL COM DESTINO ESCRITO

Essa atividade foi bem legal. Há tempos, estava com vontade de trabalhar com tirinhas da Turma da Mônica, pois eles adoram e é um recurso muito interessante para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Pois bem, entrei no site da Turma da Mônica, e retirei algumas tirinhas. Desta vez, optei por utilizar uma tira sem diálogos, pois desejava explorar as características visuais e incentivá-los a interpretar o que estavam vendo. A tirinha trabalhada está abaixo: Iniciamos uma roda de conversa sobre as características de cada quadrinho. Perguntei o que estava acontecendo no primeiro quadrinho, eles responderam que o Cascão havia machucado o joelho. Fui levatando algumas questões:  Como vocês sabem que ele machucou o joelho? - Porque ele está chorando! - Como vocês sabem? - Porque ele está com a boca aberta! - Só por causa disso? - Não, prô, ele tá segurando o joelho... - Ué, mas só por isso? Eles pensaram e falaram muitas coisas, até que uma criança disse: - Tem estreli