Monday, 15 October 2012

A BOLSA AMARELA - LYGIA BOJUNGA

Pessoal, esse livro tem uma história muito engraçada. Não estou falando do próprio livro, mas em como ele se popularizou na minha turma. Numa reunião de HTPC (que professores da rede estadual conhecem bem!), uma professora do 5º ano chamada Débora nos contou  que este livro ficava lá, perdido, na caixa do acervo de sua sala, pois os alunos não o pegavam pelo fato de "ter poucos desenhos" ou de "ter um texto muito grande". Mas a professora já conhecia a história e decidiu adotar uma estratégia bem interessante: começou a ler o livro em capítulos. Os alunos passaram a gostar de ouvir a leitura, e a ficarem curiosos sobre o que aconteceria depois. Nessa reunião, a Débora leu um dos capítulos desse livro e, logo de cara, amei.
Decidi, então, "beber da fonte" da colega, e disse aos meus alunos que leria o livro da mesma forma, em partes. Levei duas semanas (ou quase três, mas na verdade o tempo não importa!) para concluir a leitura do mesmo e, ao final, aqueles meninos de 2º ano já estavam apaixonados pela "Bolsa Amarela". Foi tão legal, que eles iam semanalmente à biblioteca da escola, procuravam o livro, e queriam acompanhar a leitura comigo, saber em que página eu estava ou, em alguns casos, começaram "do zero". Ficaram com dó do Terrível, acharam engraçado o fato de que a menina gostava de escrever (e alguns exprimiram essa vontade, afinal, meus alunos têm um Diário), e esse livro foi se tornando uma paixão de todos. 
Por isso, além de recomendá-lo com muito carinho, pois a leitura dele contribuiu para fomentar o gosto pela leitura nessa turma, quero agradecer à colega Débora Michele pela preciosa contribuição ao meu trabalho. Aliás, eu achei um desenho que utilizei como "capa de atividades" do 3º bimestre e, não é que eles acharam parecido com "A Bolsa Amarela"? Vou deixar a imagem do livro e da capa abaixo, espero poder compartilhar essa coisa boa que aconteceu comigo e com minha turma. 

Até a próxima

Professora Neyde




No comments:

Post a Comment