Pular para o conteúdo principal

A BOLSA AMARELA - LYGIA BOJUNGA

Pessoal, esse livro tem uma história muito engraçada. Não estou falando do próprio livro, mas em como ele se popularizou na minha turma. Numa reunião de HTPC (que professores da rede estadual conhecem bem!), uma professora do 5º ano chamada Débora nos contou  que este livro ficava lá, perdido, na caixa do acervo de sua sala, pois os alunos não o pegavam pelo fato de "ter poucos desenhos" ou de "ter um texto muito grande". Mas a professora já conhecia a história e decidiu adotar uma estratégia bem interessante: começou a ler o livro em capítulos. Os alunos passaram a gostar de ouvir a leitura, e a ficarem curiosos sobre o que aconteceria depois. Nessa reunião, a Débora leu um dos capítulos desse livro e, logo de cara, amei.
Decidi, então, "beber da fonte" da colega, e disse aos meus alunos que leria o livro da mesma forma, em partes. Levei duas semanas (ou quase três, mas na verdade o tempo não importa!) para concluir a leitura do mesmo e, ao final, aqueles meninos de 2º ano já estavam apaixonados pela "Bolsa Amarela". Foi tão legal, que eles iam semanalmente à biblioteca da escola, procuravam o livro, e queriam acompanhar a leitura comigo, saber em que página eu estava ou, em alguns casos, começaram "do zero". Ficaram com dó do Terrível, acharam engraçado o fato de que a menina gostava de escrever (e alguns exprimiram essa vontade, afinal, meus alunos têm um Diário), e esse livro foi se tornando uma paixão de todos. 
Por isso, além de recomendá-lo com muito carinho, pois a leitura dele contribuiu para fomentar o gosto pela leitura nessa turma, quero agradecer à colega Débora Michele pela preciosa contribuição ao meu trabalho. Aliás, eu achei um desenho que utilizei como "capa de atividades" do 3º bimestre e, não é que eles acharam parecido com "A Bolsa Amarela"? Vou deixar a imagem do livro e da capa abaixo, espero poder compartilhar essa coisa boa que aconteceu comigo e com minha turma. 

Até a próxima

Professora Neyde




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS DO "SIM" E PESSOAS DO "NÃO"

Há pessoas do “sim” e pessoas do “não”. Pessoas do “sim” são aquelas às quais tudo é possível, desde que se tente com firmeza. Pessoas do “sim” são aquelas que crêem, em princípio, que todas as coisas são boas até que se prove o contrário. Pessoas do “sim” são aquelas que estão sempre prontas a colaborar, a comprometer seu tempo com um novo projeto, a testar idéias, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do “sim” são aquelas entusiasmadas com o que fazem, com o que são e com a possibilidade de poderem fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do “sim” são aquelas bem humoradas, com o sorriso sempre pronto, aquela com as quais sentimos prazer em conviver, conversar e trocar idéias. Pessoas do “sim” são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para criar, elaborar e participar. Mas há também as pessoas do “não”. Pessoas do “não” são aquelas para as quais nada é possível. Pessoas do “não” são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que é tudo papo

SUGESTÃO DE ATIVIDADE - MÚSICA A CASA

Olá, pessoal! Bom, mais um ano estou um uma turma de 1º ano e muito feliz, pois gosto de trabalhar com essa fase de alfabetização. Quero compartilhar uma atividade bastante interessante, principalmente nesse começo de ano, em que há muitas crianças na hipótese pré-silábica. Além da questão da alfabetização, essa atividade trabalha com uma música muito tradicional da MPB, e que as crianças adoram. Assim, é importante compreender que a linguagem musical é fundamental para os educandos, e ensiná-los a apreciá-la pode ser uma ferramenta riquíssima para o nosso trabalho e um momento de formação para eles. Bem, espero que gostem. Sugiro que, caso o professor tenha crianças que já dominem a escrita alfabética, podem variar a atividade, com o texto da música lacunado, para eles completarem, sobretudo selecionando palavras que trabalhem as principais dificuldades ortográficas. Um abraço a todos Profª Neyde Professor, faça uma tabela com algumas palavras da música, solicitando que eles c

ATIVIDADE - TEXTO ORAL COM DESTINO ESCRITO

Essa atividade foi bem legal. Há tempos, estava com vontade de trabalhar com tirinhas da Turma da Mônica, pois eles adoram e é um recurso muito interessante para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Pois bem, entrei no site da Turma da Mônica, e retirei algumas tirinhas. Desta vez, optei por utilizar uma tira sem diálogos, pois desejava explorar as características visuais e incentivá-los a interpretar o que estavam vendo. A tirinha trabalhada está abaixo: Iniciamos uma roda de conversa sobre as características de cada quadrinho. Perguntei o que estava acontecendo no primeiro quadrinho, eles responderam que o Cascão havia machucado o joelho. Fui levatando algumas questões:  Como vocês sabem que ele machucou o joelho? - Porque ele está chorando! - Como vocês sabem? - Porque ele está com a boca aberta! - Só por causa disso? - Não, prô, ele tá segurando o joelho... - Ué, mas só por isso? Eles pensaram e falaram muitas coisas, até que uma criança disse: - Tem estreli