Pular para o conteúdo principal

O diagnóstico da turma

Boa noite, pessoal!

Sei que ando meio sumida, mas uma boa filha à casa torna. Rsrsrsrs. Bom, neste ano estou com uma turma de 1º ano. Eles são muito fofos! A maioria veio de escolas particulares, com ensino tradicional e, pasmem, não vi diferença em relação aos anos anteriores, em que recebi alunos de escolas municipais de educação infantil.
Há sim, uma grande diferença: nas EMEI's, até pela quantidade de alunos, as educadoras trabalham mais com a questão da autonomia. Assim, quando as crianças chegam ao primeiro ano, são mais independentes e menos inseguros.
Já os meus alunos... ah, ainda são inseguros, mas aos poucos vão adquirindo autonomia. Neste sentido, é que acho que o trabalho do professor enquanto educador é essencial: o aluno precisa saber a hora de falar, dar opiniões pertinentes, participar e ser respeitado pelos amigos.
Isso só se alcança com muito diálogo e com os essenciais "combinados".
Bem, passado este momento inicial de conhecimento, surgiu a questão da alfabetização. Alguns professores podem estar pensando: "como começar?".
Vão aí algumas dicas que considero importantes. A primeira delas é, em dúvida, a sondagem de escrita.
Chamei um aluno por vez na minha mesa (sei que não é fácil, pois o restante da turma quer nossa atenção a toda hora, mas é preciso!), e informei que iria pedir que eles escrevessem uma lista de nomes de animais e, para deixá-los mais à vontade, disse que eles poderiam colocar as letras que achassem que estavam corretas e que eu não iria corrigir, apenas pedir que lessem com o dedinho, para fazer a marcação da leitura. Foram ditadas as seguintes palavras:

DINOSSAURO
CAMELO
GATO


EU TENHO UM GATO.

A partir da sondagem, elaborei o mapa, em formato excel, com os nomes dos alunos e as hipóteses. Com o objetivo de preservar a identidade deles, vou publicar apenas a tabela final com as quantidades por hipótese. Vejam abaixo:


Considerando que os alunos têm idade de 5 e 6 anos, acho que se trata de uma turminha boa, que vai dar pra fazer um trabalho bem interessante.
Já percebi alguns avanços, mas somente publicarei os novos resultados após a 2ª sondagem.
Neste período, irei postando exemplos de atividades e de adaptações para os alunos de acordo com as hipóteses.
Se os educadores que me acompanham tiverem dúvidas sobre sondagem, intervenções, atividades adequadas, como montar agrupamentos produtivos, podem mandar perguntas ou comentários.
Meu objetivo é auxiliar as colegas que se enveredarem pela alfabetização sob a concepção construtivista.
Escolas que também quiserem entrar em contato também são muito bem-vindas.

Um abraço a todos

Professora Neyde Rostyn


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS DO "SIM" E PESSOAS DO "NÃO"

Há pessoas do “sim” e pessoas do “não”. Pessoas do “sim” são aquelas às quais tudo é possível, desde que se tente com firmeza. Pessoas do “sim” são aquelas que crêem, em princípio, que todas as coisas são boas até que se prove o contrário. Pessoas do “sim” são aquelas que estão sempre prontas a colaborar, a comprometer seu tempo com um novo projeto, a testar idéias, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do “sim” são aquelas entusiasmadas com o que fazem, com o que são e com a possibilidade de poderem fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do “sim” são aquelas bem humoradas, com o sorriso sempre pronto, aquela com as quais sentimos prazer em conviver, conversar e trocar idéias. Pessoas do “sim” são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para criar, elaborar e participar. Mas há também as pessoas do “não”. Pessoas do “não” são aquelas para as quais nada é possível. Pessoas do “não” são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que é tudo papo

SUGESTÃO DE ATIVIDADE - MÚSICA A CASA

Olá, pessoal! Bom, mais um ano estou um uma turma de 1º ano e muito feliz, pois gosto de trabalhar com essa fase de alfabetização. Quero compartilhar uma atividade bastante interessante, principalmente nesse começo de ano, em que há muitas crianças na hipótese pré-silábica. Além da questão da alfabetização, essa atividade trabalha com uma música muito tradicional da MPB, e que as crianças adoram. Assim, é importante compreender que a linguagem musical é fundamental para os educandos, e ensiná-los a apreciá-la pode ser uma ferramenta riquíssima para o nosso trabalho e um momento de formação para eles. Bem, espero que gostem. Sugiro que, caso o professor tenha crianças que já dominem a escrita alfabética, podem variar a atividade, com o texto da música lacunado, para eles completarem, sobretudo selecionando palavras que trabalhem as principais dificuldades ortográficas. Um abraço a todos Profª Neyde Professor, faça uma tabela com algumas palavras da música, solicitando que eles c

ATIVIDADE - TEXTO ORAL COM DESTINO ESCRITO

Essa atividade foi bem legal. Há tempos, estava com vontade de trabalhar com tirinhas da Turma da Mônica, pois eles adoram e é um recurso muito interessante para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Pois bem, entrei no site da Turma da Mônica, e retirei algumas tirinhas. Desta vez, optei por utilizar uma tira sem diálogos, pois desejava explorar as características visuais e incentivá-los a interpretar o que estavam vendo. A tirinha trabalhada está abaixo: Iniciamos uma roda de conversa sobre as características de cada quadrinho. Perguntei o que estava acontecendo no primeiro quadrinho, eles responderam que o Cascão havia machucado o joelho. Fui levatando algumas questões:  Como vocês sabem que ele machucou o joelho? - Porque ele está chorando! - Como vocês sabem? - Porque ele está com a boca aberta! - Só por causa disso? - Não, prô, ele tá segurando o joelho... - Ué, mas só por isso? Eles pensaram e falaram muitas coisas, até que uma criança disse: - Tem estreli