Pular para o conteúdo principal

O poder do agora?


Quem já leu algumas crônicas minhas, já deve ter percebido como eu sou nostálgica, saudosista, uma amante do passado, de tempos que trazem boas recordações. Como uma menina nascida no último ano da década de 70 e criada no rigor dos anos 80, trago comigo algumas memórias. E essas memórias me fazem criar alguns links com o que estou vivendo hoje.
Estes dias, tenho utilizado com frequência o transporte público. Já, inclusive, escrevi sobre isso. No entanto, minhas observações de hoje se deitam sobre as pessoas. Eu tenho o hábito de observá-las, enquanto faço meu longo trajeto (loongasss duas horas e meia pra ir e duas horas e meia pra voltar). Evidentemente, não sou a única: milhares de paulistanos fazem essa viagem diariamente, atravessando a cidade para ir trabalhar.
O que tenho observado são pessoas imersas nos universos de seus celulares, e confesso que isso me causa curiosidade, afinal, o que tanto se faz num aparelho que se tornou a extensão do nosso corpo? Alguém já tinha pensado sob esta perspectiva?
Essa curiosidade, ou mesmo a proximidade com que as pessoas ficam de mim nos horários de pico me levam, inexoravelmente, a observar o que tanto fazem.
Há aqueles que estão apenas passando o tempo com joguinhos. Outros ouvem músicas, assistem vídeos, conseguem se concentrar em séries e ficam olhando suas redes sociais, vendo a vida se recriar de maneira feliz e perfeita... ou não. Sabemos que em redes sociais tem de tudo: daquele que tira foto do prato que está comendo àquele que declara o seu amor a uma mulher sentada bem à sua frente numa mesa de restaurante, daquele que tem uma vida cheia de aventuras àquele que reclama de tudo.
Esse ímpeto de postar, postar e postar, me levam a pensar o porquê fazemos isso. Por que nos tornamos tão dependentes de curtidas? Por que sempre estamos olhando a vida alheia? O que isso nos traz, efetivamente, de benefício?
A tecnologia, no entanto, tem seu lado bom. Tenho tido a oportunidade (ohhhh, oportunidade!) de adentrar o mundo dos aplicativos. Com a necessidade, descobri o aplicativo que me mostra aonde está o ônibus que preciso pegar e quanto tempo ele vai demorar. Isso ajuda a acabar com a minha ansiedade em saber se demorarei ou não pra chegar em casa.
Bom, para os amantes de música, também descobri um aplicativo que identifica a música que está tocando, e me dá o nome do artista e da canção. Para os meninos desta geração, talvez cause estranheza eu dizer que eu ficava horas e horas ouvindo rádio, esperando acabar o bloco de músicas, para que o locutor dissesse o nome do artista e música, mas nem sempre ele dizia.
Tudo está a um clique de distância. Tudo é imediato. Eu pesquiso o que quiser na hora em que quiser. Não tenho mais a espera. Não preciso adiar minhas necessidades, porque ali, naquele aparelho, consigo tudo. Imediatamente.
Imediatamente... o agora nunca esteve tão presente em nossas vidas. Conseguimos tudo agora, neste momento. E este imediatismo não estaria migrando para nossas relações? Será que não queremos tudo rápido demais, tudo agora? O ansioso é beneficiado por esse “poder do agora”? O poder que temos em nossas mãos, de satisfazer nossas vontades?
Hoje, pensei muito sobre isso. Quando, na década de 80, se pensaria que alcançaríamos tamanhas facilidades? Há coisas que vivi, que experimentei, que esperei e que saboreei a espera, o processo, ainda que este processo fosse frustrante.
Sim, quando o locutor não falava qual a música, eu ficava frustrada, porque minha espera tinha sido em vão. Podemos comparar com os dias de hoje, em que você está louco para ver um filme, e alguém lhe dá um spoiler, estraga seu barato de saber o que vai acontecer.
A espera era o que nos movia, e ficávamos satisfeitos com ela. Hoje, temos tudo muito fácil, muito rápido e, com isso, queremos que tudo seja assim. Comemos a comida ainda quente pela pressa, sem o momento de saboreá-la. Esta é apenas uma metáfora, mas que ilustra bem o quão frágil somos diante de tanta tecnologia, de tanta facilidade.
De qualquer forma, a beleza de outrora, as frustrações e as conquistas eram digeridas com muitas sensações. Sabíamos esperar. Hoje, temos uma geração que tem tudo muito fácil, tudo rápido, imediato. Esse é realmente o poder do agora? Estou fazendo um trocadilho com o que muitos terapeutas chamam do “poder do agora”. Não é do pensar no hoje, para não gerar ansiedade, mas penso em como essas facilidades impactaram na nossa vida.
Hoje, estou descobrindo o mundo dos aplicativos. Mas não perco minha essência. Gosto dela! Gosto de comparar como eram as coisas e como são agora. Minha geração merece respeito! Talvez, só quem viveu isso, me compreenda. Temos como falar sobre esses dois tempos tão diferentes. As novas gerações vivem a incerteza do amanhã, pois nossas crianças viverão em um mundo que não sabemos como será. Não sabemos quais novas profissões surgirão, que tecnologias ainda estão por vir.
De hoje, posso dizer que aprecio as descobertas dos aplicativos. Já consigo prever qual a temperatura de amanhã, se devo ou não levar meu casaco e meu guarda-chuva.
Tudo está ali, disponível na hora em que eu quiser e que precisar, facilitando a minha vida, acabando com qualquer espera necessária. Rápido, prático e imediato. Mas, nem por isso, as pessoas são mais felizes. Quanto a mim? Me contento em observar as pessoas, em ver seus comportamentos num cotidiano em que elas olham para baixo, em que elas não percebem quem está ao seu lado, imersas no mundo tecnológico, tão atraente, e tão traiçoeiro. Coisas da vida contemporânea.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS DO "SIM" E PESSOAS DO "NÃO"

Há pessoas do “sim” e pessoas do “não”. Pessoas do “sim” são aquelas às quais tudo é possível, desde que se tente com firmeza. Pessoas do “sim” são aquelas que crêem, em princípio, que todas as coisas são boas até que se prove o contrário. Pessoas do “sim” são aquelas que estão sempre prontas a colaborar, a comprometer seu tempo com um novo projeto, a testar idéias, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do “sim” são aquelas entusiasmadas com o que fazem, com o que são e com a possibilidade de poderem fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do “sim” são aquelas bem humoradas, com o sorriso sempre pronto, aquela com as quais sentimos prazer em conviver, conversar e trocar idéias. Pessoas do “sim” são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para criar, elaborar e participar. Mas há também as pessoas do “não”. Pessoas do “não” são aquelas para as quais nada é possível. Pessoas do “não” são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que é tudo papo

ATIVIDADE - TEXTO ORAL COM DESTINO ESCRITO

Essa atividade foi bem legal. Há tempos, estava com vontade de trabalhar com tirinhas da Turma da Mônica, pois eles adoram e é um recurso muito interessante para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Pois bem, entrei no site da Turma da Mônica, e retirei algumas tirinhas. Desta vez, optei por utilizar uma tira sem diálogos, pois desejava explorar as características visuais e incentivá-los a interpretar o que estavam vendo. A tirinha trabalhada está abaixo: Iniciamos uma roda de conversa sobre as características de cada quadrinho. Perguntei o que estava acontecendo no primeiro quadrinho, eles responderam que o Cascão havia machucado o joelho. Fui levatando algumas questões:  Como vocês sabem que ele machucou o joelho? - Porque ele está chorando! - Como vocês sabem? - Porque ele está com a boca aberta! - Só por causa disso? - Não, prô, ele tá segurando o joelho... - Ué, mas só por isso? Eles pensaram e falaram muitas coisas, até que uma criança disse: - Tem estreli

SUGESTÃO DE ATIVIDADE - MÚSICA A CASA

Olá, pessoal! Bom, mais um ano estou um uma turma de 1º ano e muito feliz, pois gosto de trabalhar com essa fase de alfabetização. Quero compartilhar uma atividade bastante interessante, principalmente nesse começo de ano, em que há muitas crianças na hipótese pré-silábica. Além da questão da alfabetização, essa atividade trabalha com uma música muito tradicional da MPB, e que as crianças adoram. Assim, é importante compreender que a linguagem musical é fundamental para os educandos, e ensiná-los a apreciá-la pode ser uma ferramenta riquíssima para o nosso trabalho e um momento de formação para eles. Bem, espero que gostem. Sugiro que, caso o professor tenha crianças que já dominem a escrita alfabética, podem variar a atividade, com o texto da música lacunado, para eles completarem, sobretudo selecionando palavras que trabalhem as principais dificuldades ortográficas. Um abraço a todos Profª Neyde Professor, faça uma tabela com algumas palavras da música, solicitando que eles c