Pular para o conteúdo principal

O Shopping Trem



Quem mora em São Paulo sabe que, para ir a muitos lugares, o meio mais fácil é o transporte público. Mas que fique bem claro: de longe é o mais desconfortável. De uns tempos pra cá, tenho utilizado o trem em alguns sábados, que tem se mostrado mais prático do que utilizar o carro.
Os paulistanos vão me entender: dirigir em São Paulo aos sábados é uma aventura, principalmente porque muita gente só utiliza seu veículo aos finais de semana.
O trem tem algumas peculiaridades bem desagradáveis. Por exemplo, a demora e as centenas de ambulantes que circulam pelas linhas. Em minhas viagens, já vi de tudo: venda de doces, de fones de ouvido, de aparelhos eletrônicos que eu até desconheço a utilidade e muitos outros artigos.
A febre do momento das crianças é o hand spinner, que é comercializado em média por R$20,00. Pois no trem é vendido a R$5,00! A procedência destes produtos? Duvidosa. Mas o sucesso de vendas é garantido. Vi pais chamando o vendedor para, certamente, levar um agrado ao seu filho.
A concorrência é grande. Por vezes, fica até difícil conversar, porque são três ou quatro vendedores falando de uma só vez. Chega a ser perturbador tantas vozes bradando ao mesmo tempo.
Nas últimas viagens que fiz, no entanto, não pude deixar de me divertir. Sim! Alguns desses vendedores fazem propagandas que divertem os passageiros. Uma das mais conhecidas é o “Shopping Trem”. Já ouvi esta expressão algumas vezes, e sempre é motivo de risadas pelos passageiros.
Esse termo, por si só, já me diverte. Da última vez que viajei de trem, no entanto, foi muito engraçado. Um rapaz entrou para vender um aparelho eletrônico (algo pra melhorar as selfies em celulares) e, ao começar a falar, outro ambulante também iniciou sua propaganda. Daí começou o desabafo dele:
- Eu fiquei esperando passar uns cinco trens pra fazer minha propaganda sozinho, mas sempre aparece mais alguém. Por acaso alguém entendeu alguma coisa do que eu falei? Claro que não! Essa gritaria na orelha de vocês atrapalha minhas vendas. Olha, eu já nem sei mais o que estava falando! Pelo amor de Deus! A competição aqui está muito grande, a gente nem consegue falar nada. Acho que vou caçar outra coisa pra fazer, porque tá difícil. Olhe, o cara fica berrando vendendo bala e como eu vou vender? Assim não dá, sinceramente vou desistir dessa moléstia.
Por mais que tentasse, definitivamente, eu não conseguiria transmitir em palavras o quanto o momento foi hilário. Ele realmente poderia ser comediante, porque seu desabafo foi tão engraçado, que os passageiros do trem começaram a rir muito, a conversar com ele, a aconselhá-lo a não desistir e a se acalmar.
Pensem: num transporte em que as pessoas estão no seu mundinho, mexendo em seus celulares ou perdidas em pensamentos, preocupações e em seu cansaço, vem um cara e consegue arrancar gargalhadas. Não é uma façanha?
Evidentemente, não se tratava de horário de pico, em que as pessoas viajam espremidas. Era um sábado à tarde, mas o trem estava relativamente cheio. E foi realmente uma situação nada convencional. Aqueles risos se multiplicaram e as pessoas saíram na próxima estação comentando, rindo e com semblantes mais leves. Por essas e por outras que eu amo minha cidade. Quando você pensa que já viu de tudo, se surpreende.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS DO "SIM" E PESSOAS DO "NÃO"

Há pessoas do “sim” e pessoas do “não”. Pessoas do “sim” são aquelas às quais tudo é possível, desde que se tente com firmeza. Pessoas do “sim” são aquelas que crêem, em princípio, que todas as coisas são boas até que se prove o contrário. Pessoas do “sim” são aquelas que estão sempre prontas a colaborar, a comprometer seu tempo com um novo projeto, a testar idéias, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do “sim” são aquelas entusiasmadas com o que fazem, com o que são e com a possibilidade de poderem fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do “sim” são aquelas bem humoradas, com o sorriso sempre pronto, aquela com as quais sentimos prazer em conviver, conversar e trocar idéias. Pessoas do “sim” são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para criar, elaborar e participar. Mas há também as pessoas do “não”. Pessoas do “não” são aquelas para as quais nada é possível. Pessoas do “não” são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que é tudo papo

ATIVIDADE - TEXTO ORAL COM DESTINO ESCRITO

Essa atividade foi bem legal. Há tempos, estava com vontade de trabalhar com tirinhas da Turma da Mônica, pois eles adoram e é um recurso muito interessante para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Pois bem, entrei no site da Turma da Mônica, e retirei algumas tirinhas. Desta vez, optei por utilizar uma tira sem diálogos, pois desejava explorar as características visuais e incentivá-los a interpretar o que estavam vendo. A tirinha trabalhada está abaixo: Iniciamos uma roda de conversa sobre as características de cada quadrinho. Perguntei o que estava acontecendo no primeiro quadrinho, eles responderam que o Cascão havia machucado o joelho. Fui levatando algumas questões:  Como vocês sabem que ele machucou o joelho? - Porque ele está chorando! - Como vocês sabem? - Porque ele está com a boca aberta! - Só por causa disso? - Não, prô, ele tá segurando o joelho... - Ué, mas só por isso? Eles pensaram e falaram muitas coisas, até que uma criança disse: - Tem estreli

SUGESTÃO DE ATIVIDADE - MÚSICA A CASA

Olá, pessoal! Bom, mais um ano estou um uma turma de 1º ano e muito feliz, pois gosto de trabalhar com essa fase de alfabetização. Quero compartilhar uma atividade bastante interessante, principalmente nesse começo de ano, em que há muitas crianças na hipótese pré-silábica. Além da questão da alfabetização, essa atividade trabalha com uma música muito tradicional da MPB, e que as crianças adoram. Assim, é importante compreender que a linguagem musical é fundamental para os educandos, e ensiná-los a apreciá-la pode ser uma ferramenta riquíssima para o nosso trabalho e um momento de formação para eles. Bem, espero que gostem. Sugiro que, caso o professor tenha crianças que já dominem a escrita alfabética, podem variar a atividade, com o texto da música lacunado, para eles completarem, sobretudo selecionando palavras que trabalhem as principais dificuldades ortográficas. Um abraço a todos Profª Neyde Professor, faça uma tabela com algumas palavras da música, solicitando que eles c