Pular para o conteúdo principal

Ah, as crianças...

 


AH, as crianças...

 

As crianças são os seres simples e a maneira como elas compreendem o mundo é muito interessante. Elas prestam atenção em tudo, e soltam os comentários mais sinceros e espontâneos quando menos se espera. Por vezes, podem nos deixar totalmente constrangidos e nos colocar cara a cara com nossas imperfeições, mentiras e mais.

Como no dia em que o filho de uma conhecida atendeu ao telefone. Era o chefe da sua mãe, uma policial militar. O menino não titubeou em responder:

- Maria Cristiane não pode atender, ela está fazendo um cocô.

Certa vez, essa mesma amiga foi a um casamento e comprou alguns pratos de presente para a noiva numa loja de R$ 1,99, fez um embrulho bonito e sabia que o presente iria agradar.

Não deu outra, a noiva elogiou o presente e disse:

- Não precisava, você deve ter gasto uma nota nestes pratos!

O menino disparou:

- Não foi não, foi só R$ 1,99!

O risinho de constrangimento foi inevitável.

No entanto, quem entregou um segredo foi a minha sobrinha. Numa manhã de domingo, estava a minha irmã lendo as proclamas de casamento do jornal do bairro. Você deve estar perguntando: quem faz isso? Pois é, tem leitores para absolutamente tudo num jornal, acredite!

A certa altura, ela comentou com o meu cunhado:

- Vagner, a Eliana vai se casar, está escrito aqui no jornal.

Eliana é a madrinha da minha irmã, e certamente não contou pra ninguém porque era segredo.

Passou-se um tempo, até que, num belo dia, encontraram a tal noiva secreta e minha sobrinha disparou:

- Eliana, você vai se casar?

Eliana respondeu prontamente:

- Não vou não.

Daí veio a resposta:

- Vai sim, minha mãe viu no jornal!

Minha irmã ficou super sem graça, deu um cutucão e falou que ela estava enganada, tentando disfarçar. Por isso, fica minha recomendação: cuidado com o que você diz perto de uma criança, isso poderá ser usado contra você, mas de um jeito tão espontâneo que você vai querer sumir, mas depois vai rir muito.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS DO "SIM" E PESSOAS DO "NÃO"

Há pessoas do “sim” e pessoas do “não”. Pessoas do “sim” são aquelas às quais tudo é possível, desde que se tente com firmeza. Pessoas do “sim” são aquelas que crêem, em princípio, que todas as coisas são boas até que se prove o contrário. Pessoas do “sim” são aquelas que estão sempre prontas a colaborar, a comprometer seu tempo com um novo projeto, a testar idéias, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do “sim” são aquelas entusiasmadas com o que fazem, com o que são e com a possibilidade de poderem fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do “sim” são aquelas bem humoradas, com o sorriso sempre pronto, aquela com as quais sentimos prazer em conviver, conversar e trocar idéias. Pessoas do “sim” são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para criar, elaborar e participar. Mas há também as pessoas do “não”. Pessoas do “não” são aquelas para as quais nada é possível. Pessoas do “não” são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que é tudo papo

ATIVIDADE - TEXTO ORAL COM DESTINO ESCRITO

Essa atividade foi bem legal. Há tempos, estava com vontade de trabalhar com tirinhas da Turma da Mônica, pois eles adoram e é um recurso muito interessante para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Pois bem, entrei no site da Turma da Mônica, e retirei algumas tirinhas. Desta vez, optei por utilizar uma tira sem diálogos, pois desejava explorar as características visuais e incentivá-los a interpretar o que estavam vendo. A tirinha trabalhada está abaixo: Iniciamos uma roda de conversa sobre as características de cada quadrinho. Perguntei o que estava acontecendo no primeiro quadrinho, eles responderam que o Cascão havia machucado o joelho. Fui levatando algumas questões:  Como vocês sabem que ele machucou o joelho? - Porque ele está chorando! - Como vocês sabem? - Porque ele está com a boca aberta! - Só por causa disso? - Não, prô, ele tá segurando o joelho... - Ué, mas só por isso? Eles pensaram e falaram muitas coisas, até que uma criança disse: - Tem estreli

SUGESTÃO DE ATIVIDADE - MÚSICA A CASA

Olá, pessoal! Bom, mais um ano estou um uma turma de 1º ano e muito feliz, pois gosto de trabalhar com essa fase de alfabetização. Quero compartilhar uma atividade bastante interessante, principalmente nesse começo de ano, em que há muitas crianças na hipótese pré-silábica. Além da questão da alfabetização, essa atividade trabalha com uma música muito tradicional da MPB, e que as crianças adoram. Assim, é importante compreender que a linguagem musical é fundamental para os educandos, e ensiná-los a apreciá-la pode ser uma ferramenta riquíssima para o nosso trabalho e um momento de formação para eles. Bem, espero que gostem. Sugiro que, caso o professor tenha crianças que já dominem a escrita alfabética, podem variar a atividade, com o texto da música lacunado, para eles completarem, sobretudo selecionando palavras que trabalhem as principais dificuldades ortográficas. Um abraço a todos Profª Neyde Professor, faça uma tabela com algumas palavras da música, solicitando que eles c