Pular para o conteúdo principal

A MÚSICA NA ESCOLA: NOVOS CONTEXTOS







NÃO EXISTE CULTURA MELHOR OU PIOR: O QUE EXISTEM SÃO CULTURAS DIFERENTES. POIS BEM, DEMOREI TANTO A ENTENDER ISSO, ACREDITANDO QUE MEU GOSTO MUSICAL ERA MELHOR. SÓ HÁ POUCO TEMPO, PUDE COMPRRENDER QUE NÃO HÁ MELHOR OU PIOR NESTA HISTÓRIA. O QUE HOJE SEI É QUE NOSSAS CRIANÇAS TÊM POUCAS OPORTUNIDADES DE CONHECER COISAS DIFERENTES.



QUANDO TEMOS OPÇÕES, QUANDO NOS SÃO APRESENTADOS CAMINHOS DIFERENTES, ESTAREMOS APTOS A ESCOLHER UM DELES. POR ESTE MOTIVO TENHO ADOTADO, SISTEMATICAMENTE, O TRABALHO COM A MÚSICA EM MINHA TURMA DE 1ª SÉRIE. E, ACREDITEM, TENHO APRESENTADO CANÇÕES INFANTIS ETERNIZADAS (COMO A CASA, O PATO, AQUARELA, ENTRE OUTRAS). MAS O INTERESSANTE É QUE TENHO TRABALHADO COM MÚSICAS DE GUILHERME ARANTES, CHICO BUARQUE, CAETANO VELOSO E OUTROS CANTORES. NOSSOS ALUNOS ESTÃO APRENDENDO A GOSTAR DE MPB. TENHO EXPLORADO OS SIGNIFICADOS DE ALGUMAS PALAVRAS E EXPRESSÕES, PEÇO QUE ELES LOCALIZEM DETERMINADAS PALAVRAS, E POR VEZES REFLETIMOS SOBRE O QUE O COMPOSITOR QUIS DIZER COM ESTE OU AQUELE TRECHO.



ESTE TRABALHO TEM SURTIDO MUITO EFEITO, NÃO SOMENTE DO PONTO DE VISTA PEDAGÓGICO, COMO CULTURAL POSSIBILITANDO-LHES QUE POSSAM CONHECER E ESCOLHER.



TENHO TRABALHADO TAMBÉM COM AS MÚSICAS DO SELO PALAVRA CANTADA. EU PODERIA APRESENTAR VÁRIAS RAZÕES PARA SE TRABALHAR COM ELES, MAS SUAS MÚSICAS FALAM POR SI SÓS. SOU UMA APAIXONADA POR SANDRA PERES E PAULO TATIT, O TRABALHO DELES É MUITO MODERNO, ORIGINAL, AS CRIANÇAS ADORAM E SE ENVOLVEM E, POR FIM, OS TEMAS TRATADOS EM SUAS CANÇÕES SÃO BASTANTE PERTINENTES À SALA DE AULA E A CONTEÚDOS QUE TRABALHAMOS. É PRECISO PENSAR EM MAIS ALGUMA RAZÃO?



NÃO. NO ENTANTO CAROS COLEGAS, DESEJO QUE VOCÊS POSSAM TAMBÉM ADERIR A ESTE TRABALHO, CERTAMENTE ENRIQUECERÁ SUA PRÁTICA. ALÉM DISSO, NAS CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO, A MÚSICA SE APRESENTA COMO UM RECURSO QUE IMPRIME PRAZER AO APRENDIZADO. A CRIANÇA PRECISA GOSTAR DA ESCOLA, GOSTAR DE APRENDER, DESPERTAR SUA CURIOSIDADE, SUA REFLEXÃO, SUA CRIATIVIDADE. NÓS TEMOS ESTE PODER E ESTE DEVER NAS MÃOS.



FAÇAMOS COM CARINHO, DEDICAÇÃO E, SOBRETUDO, RESPEITO.



PARA FINALIZAR, QUERO QUE SAIBAM QUE TENHO UMA AMIGA MUITO ESPECIAL E QUEM ADMIRO BASTANTE ( DIGO QUE, QUANDO EU CRESCER, QUERO SER IGUAL A ELA COMO EDUCADORA). ELA ESCREVEU UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO BASTANTE INTERESSANTE SOBRE ESTE TEMA. SE QUISEREM CONHECER SEU TRABALHO, BUSQUEM POR ISA STAVRACAS NO GOOGLE. VALE A PENA!



MAS DE ANTEMÃO, LHES DIGO QUE, QUANDO INCLUÍ A MÚSICA NO MEU TRABALHO, AMPLIEI A VISÃO E A CULTURA DE MEUS ALUNOS, FACILITANDO A APRENDIZAGEM E QUALIFICANDO-A. PENSEM NISSO....






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS DO "SIM" E PESSOAS DO "NÃO"

Há pessoas do “sim” e pessoas do “não”. Pessoas do “sim” são aquelas às quais tudo é possível, desde que se tente com firmeza. Pessoas do “sim” são aquelas que crêem, em princípio, que todas as coisas são boas até que se prove o contrário. Pessoas do “sim” são aquelas que estão sempre prontas a colaborar, a comprometer seu tempo com um novo projeto, a testar idéias, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do “sim” são aquelas entusiasmadas com o que fazem, com o que são e com a possibilidade de poderem fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do “sim” são aquelas bem humoradas, com o sorriso sempre pronto, aquela com as quais sentimos prazer em conviver, conversar e trocar idéias. Pessoas do “sim” são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para criar, elaborar e participar. Mas há também as pessoas do “não”. Pessoas do “não” são aquelas para as quais nada é possível. Pessoas do “não” são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que é tudo papo

ATIVIDADE - TEXTO ORAL COM DESTINO ESCRITO

Essa atividade foi bem legal. Há tempos, estava com vontade de trabalhar com tirinhas da Turma da Mônica, pois eles adoram e é um recurso muito interessante para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Pois bem, entrei no site da Turma da Mônica, e retirei algumas tirinhas. Desta vez, optei por utilizar uma tira sem diálogos, pois desejava explorar as características visuais e incentivá-los a interpretar o que estavam vendo. A tirinha trabalhada está abaixo: Iniciamos uma roda de conversa sobre as características de cada quadrinho. Perguntei o que estava acontecendo no primeiro quadrinho, eles responderam que o Cascão havia machucado o joelho. Fui levatando algumas questões:  Como vocês sabem que ele machucou o joelho? - Porque ele está chorando! - Como vocês sabem? - Porque ele está com a boca aberta! - Só por causa disso? - Não, prô, ele tá segurando o joelho... - Ué, mas só por isso? Eles pensaram e falaram muitas coisas, até que uma criança disse: - Tem estreli

SUGESTÃO DE ATIVIDADE - MÚSICA A CASA

Olá, pessoal! Bom, mais um ano estou um uma turma de 1º ano e muito feliz, pois gosto de trabalhar com essa fase de alfabetização. Quero compartilhar uma atividade bastante interessante, principalmente nesse começo de ano, em que há muitas crianças na hipótese pré-silábica. Além da questão da alfabetização, essa atividade trabalha com uma música muito tradicional da MPB, e que as crianças adoram. Assim, é importante compreender que a linguagem musical é fundamental para os educandos, e ensiná-los a apreciá-la pode ser uma ferramenta riquíssima para o nosso trabalho e um momento de formação para eles. Bem, espero que gostem. Sugiro que, caso o professor tenha crianças que já dominem a escrita alfabética, podem variar a atividade, com o texto da música lacunado, para eles completarem, sobretudo selecionando palavras que trabalhem as principais dificuldades ortográficas. Um abraço a todos Profª Neyde Professor, faça uma tabela com algumas palavras da música, solicitando que eles c