Pular para o conteúdo principal

SOBRE O DIA DO PROFESSOR

Dia do Professor é todo dia. Não é assim que dizem sobre as mães ou os pais? Por que não podemos dizer o mesmo sobre estas pessoas que se dedicam a ensinar os outros? Somos criticados, vigiados, cobrados, caluniados, generalizados e incompreendidos em boa parte do tempo. Mas homenagem, ah, é só um dia no ano.....
Profissionais bons e ruins existem em todas as profissões. Mas professor não pode errar, não pode fraquejar, não pode ser frágil.....tem que ser firme, mas sem ser grosseiro.... vivemos na corda bamba, sem saber ou imaginar o quanto as pessoas tecem opiniões a nosso respeito que são, muitas vezes, errôneas, vistas pela ótica daquele que se acha ofendido ou prejudicado.
Mas ninguém nos perguntou, ainda, como conseguimos conviver com tanta diversidade na sala de aula, como nos desdobramos para atender a todos os nossos "meninos", muitas vezes uma luta solitária, sem respaldo de outras partes interessadas. E ainda somos criticados....
Sabem, hoje estava na fila do banco, já estava dentro da agência há horas, sem almoço, preocupada se daria tempo ou não de chegar à escola, numa fila que não terminava nunca e, pior ainda, não andava.
Eis que um senhor deixou uma moça que, segundo ele era sua sobrinha, passar na frente. Sinceramente, achei aquilo uma falta de respeito com todos os que estavam na fila. Reclamei, discuti, ouvi argumentos toscos, mas não desisti de fazer valer o meu direito. Acho que se todos assim fizesse, as pessoas pensariam mais antes de querer "levar vantagem em tudo".
Pois bem, quantos de nós, professores, já não ensinamos aos nossos alunos a não furarem fila, a respeitarem o lugar do outro, que todos chegarão lá do mesmo jeito, que se eles tivessem numa fila de cinema e alguém entrasse na frente, certamente não iriam gostar.....
Pois bem, lutamos tanto para ensinar princípios, respeito, cidadania e nos deparamos com este tipo de conduta...
Diante disso, penso que somos pilares da sociedade, que se tem alguém que ainda luta somos nós. Fazemos um trabalho de semear coisas boas todos os dias. Ensinamos tantas coisas importantes e necessárias, que merecemos ser respeitados, valorizados e amados por tudo o que fazemos, estudamos, nos doamos, acreditamos e muitas vezes, nos angustiamos por não conseguir atingir a todos, mesmo fazendo o nosso melhor....
Mas repito, somos os pilares da sociedade.... isso, ninguém nos tira!
Professores, parabéns pelo nosso dia! Que possamos viver este clima em todos os dias do nosso cotidiano profissional.

Comentários

  1. Oi, Neyde!!! Acabei de descobrir que você tem um blog, já sou seguidora!!!

    Adorei o texto, concordo totalmente!! Fiquei muito contente em fazer estágio na tua sala, me deixou ainda mais animada a seguir na profissão!

    Vou divulgar seu blog para minhas amigas, gostei muito!!!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS DO "SIM" E PESSOAS DO "NÃO"

Há pessoas do “sim” e pessoas do “não”. Pessoas do “sim” são aquelas às quais tudo é possível, desde que se tente com firmeza. Pessoas do “sim” são aquelas que crêem, em princípio, que todas as coisas são boas até que se prove o contrário. Pessoas do “sim” são aquelas que estão sempre prontas a colaborar, a comprometer seu tempo com um novo projeto, a testar idéias, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do “sim” são aquelas entusiasmadas com o que fazem, com o que são e com a possibilidade de poderem fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do “sim” são aquelas bem humoradas, com o sorriso sempre pronto, aquela com as quais sentimos prazer em conviver, conversar e trocar idéias. Pessoas do “sim” são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para criar, elaborar e participar. Mas há também as pessoas do “não”. Pessoas do “não” são aquelas para as quais nada é possível. Pessoas do “não” são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que é tudo papo

ATIVIDADE - TEXTO ORAL COM DESTINO ESCRITO

Essa atividade foi bem legal. Há tempos, estava com vontade de trabalhar com tirinhas da Turma da Mônica, pois eles adoram e é um recurso muito interessante para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Pois bem, entrei no site da Turma da Mônica, e retirei algumas tirinhas. Desta vez, optei por utilizar uma tira sem diálogos, pois desejava explorar as características visuais e incentivá-los a interpretar o que estavam vendo. A tirinha trabalhada está abaixo: Iniciamos uma roda de conversa sobre as características de cada quadrinho. Perguntei o que estava acontecendo no primeiro quadrinho, eles responderam que o Cascão havia machucado o joelho. Fui levatando algumas questões:  Como vocês sabem que ele machucou o joelho? - Porque ele está chorando! - Como vocês sabem? - Porque ele está com a boca aberta! - Só por causa disso? - Não, prô, ele tá segurando o joelho... - Ué, mas só por isso? Eles pensaram e falaram muitas coisas, até que uma criança disse: - Tem estreli

SUGESTÃO DE ATIVIDADE - MÚSICA A CASA

Olá, pessoal! Bom, mais um ano estou um uma turma de 1º ano e muito feliz, pois gosto de trabalhar com essa fase de alfabetização. Quero compartilhar uma atividade bastante interessante, principalmente nesse começo de ano, em que há muitas crianças na hipótese pré-silábica. Além da questão da alfabetização, essa atividade trabalha com uma música muito tradicional da MPB, e que as crianças adoram. Assim, é importante compreender que a linguagem musical é fundamental para os educandos, e ensiná-los a apreciá-la pode ser uma ferramenta riquíssima para o nosso trabalho e um momento de formação para eles. Bem, espero que gostem. Sugiro que, caso o professor tenha crianças que já dominem a escrita alfabética, podem variar a atividade, com o texto da música lacunado, para eles completarem, sobretudo selecionando palavras que trabalhem as principais dificuldades ortográficas. Um abraço a todos Profª Neyde Professor, faça uma tabela com algumas palavras da música, solicitando que eles c