Pular para o conteúdo principal

LENDA DA MULA SEM CABEÇA

BEM, ESTAMOS TRABALHANDO AS LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO. CLARO QUE ESTE TRABALHO NÃO SE RESTRINGE AO MÊS DE AGOSTO E SIM AO LONGO DO ANO, EM QUE NÓS LEMOS LENDAS DIVERSAS. NA SEMANA PASSADA, EU LI A LENDA DA MULA SEM CABEÇA, ELES RECONTARAM ORALMENTE E FIZEMOS UMA RODA DE CONVERSA. UMA DAS MINHAS PEQUENAS DISSE: "AI, PRÔ, NÃO CONTA ESSA HISTÓRIA NÃO, EU TENHO MEDO...".
PARA OS ALFABÉTICOS E SILÁBICO-ALFABÉTICOS, EU SOLICITEI QUE ESCREVESSEM A LENDA E PARA OS NÃO-ALFABÉTICOS, QUE FIZESSEM UMA LISTA DAS LENDAS CONTADAS PELA PROFESSORA. PRIMEIRO, ELES MONTARIAM COM O ALFABETO MÓVEL, DEPOIS PASSARIAM PARA A FOLHA SULFITE E ILUSTRARIAM. SEGUEM ALGUMAS ATIVIDADES QUE SELECIONEI, ESPERO QUE VOCÊS GOSTEM.




























AS ÚLTIMAS IMAGENS CORRESPONDEM À PRODUÇÃO DE ALUNOS NÃO-ALFABÉTICOS EM QUE PROPUS A ESCRITA DA LISTA DE PERSONAGENS. NO ENTANTO, COMO ESTA AINDA É UMA DAS PRIMEIRAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE TEXTOS, SENTI MUITAS DIFICULDADES. DISCUTIMOS ESSAS DIFICULDADES EM HTPC, E CHEGAMOS A UM CONSENSO DE QUE É FUNDAMENTAL OFERECER UM TEXTO DE APOIO, SEJA ELE UM RESUMO DOS ACONTECIMENTOS, E QUE SEJAM REALIZADAS RODAS DE LEITURA E DISCUSSÃO SOBRE A CRONOLOGIA, PRINCIPAIS ASPECTOS, ENTRE OUTROS.
NO ENTANTO, MEU FOCO AGORA SÃO OS ALUNOS NÃ-ALFABÉTICOS, PERCEBO QUE MUITOS ESTÃO COM DIFICULDADE DE AVANÇAR DA HIPÓTESE SILÁBICA COM VALOR SONORO PARA A SILÁBICO-ALFABÉTICA.
AINDA TENHO UM ALUNO PRÉ-SILÁBICO, MAS EU ACREDITO NO AVANÇO DELE, POIS ELE JÁ CONHECE O ALFABETO. É ATÉ ENGRAÇADO DIZER ISSO, MAS, UTILIZANDO UMA METÁFORA, "MAIS VALE UM PRÉ-SILÁBICO QUE CONHECE O ALFABETO DO QUE UM SILÁBICO COM VALOR NAS VOGAIS".
ESTE ANO, ESPECIFICAMENTE, PUDE VIVENCIAR ISSO. ENTÃO, ACREDITO NO AVANÇO DELE.
ESPERO QUE MINHAS POSTAGENS POSSAM SER VISTAS NÃO SOMENTE PELOS MEUS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS, MAS TAMBÉM POR ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, E QUE EU POSSA FAZER INTERCÂMBIOS E TROCA DE IDÉIAS COM OUTROS EDUCADORES.

UM ABRAÇO

PROFESSORA NEYDE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS DO "SIM" E PESSOAS DO "NÃO"

Há pessoas do “sim” e pessoas do “não”. Pessoas do “sim” são aquelas às quais tudo é possível, desde que se tente com firmeza. Pessoas do “sim” são aquelas que crêem, em princípio, que todas as coisas são boas até que se prove o contrário. Pessoas do “sim” são aquelas que estão sempre prontas a colaborar, a comprometer seu tempo com um novo projeto, a testar idéias, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do “sim” são aquelas entusiasmadas com o que fazem, com o que são e com a possibilidade de poderem fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do “sim” são aquelas bem humoradas, com o sorriso sempre pronto, aquela com as quais sentimos prazer em conviver, conversar e trocar idéias. Pessoas do “sim” são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para criar, elaborar e participar. Mas há também as pessoas do “não”. Pessoas do “não” são aquelas para as quais nada é possível. Pessoas do “não” são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que é tudo papo

ATIVIDADE - TEXTO ORAL COM DESTINO ESCRITO

Essa atividade foi bem legal. Há tempos, estava com vontade de trabalhar com tirinhas da Turma da Mônica, pois eles adoram e é um recurso muito interessante para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Pois bem, entrei no site da Turma da Mônica, e retirei algumas tirinhas. Desta vez, optei por utilizar uma tira sem diálogos, pois desejava explorar as características visuais e incentivá-los a interpretar o que estavam vendo. A tirinha trabalhada está abaixo: Iniciamos uma roda de conversa sobre as características de cada quadrinho. Perguntei o que estava acontecendo no primeiro quadrinho, eles responderam que o Cascão havia machucado o joelho. Fui levatando algumas questões:  Como vocês sabem que ele machucou o joelho? - Porque ele está chorando! - Como vocês sabem? - Porque ele está com a boca aberta! - Só por causa disso? - Não, prô, ele tá segurando o joelho... - Ué, mas só por isso? Eles pensaram e falaram muitas coisas, até que uma criança disse: - Tem estreli

SUGESTÃO DE ATIVIDADE - MÚSICA A CASA

Olá, pessoal! Bom, mais um ano estou um uma turma de 1º ano e muito feliz, pois gosto de trabalhar com essa fase de alfabetização. Quero compartilhar uma atividade bastante interessante, principalmente nesse começo de ano, em que há muitas crianças na hipótese pré-silábica. Além da questão da alfabetização, essa atividade trabalha com uma música muito tradicional da MPB, e que as crianças adoram. Assim, é importante compreender que a linguagem musical é fundamental para os educandos, e ensiná-los a apreciá-la pode ser uma ferramenta riquíssima para o nosso trabalho e um momento de formação para eles. Bem, espero que gostem. Sugiro que, caso o professor tenha crianças que já dominem a escrita alfabética, podem variar a atividade, com o texto da música lacunado, para eles completarem, sobretudo selecionando palavras que trabalhem as principais dificuldades ortográficas. Um abraço a todos Profª Neyde Professor, faça uma tabela com algumas palavras da música, solicitando que eles c