BEM, ESTAMOS TRABALHANDO AS LENDAS DO FOLCLORE BRASILEIRO. CLARO QUE ESTE TRABALHO NÃO SE RESTRINGE AO MÊS DE AGOSTO E SIM AO LONGO DO ANO, EM QUE NÓS LEMOS LENDAS DIVERSAS. NA SEMANA PASSADA, EU LI A LENDA DA MULA SEM CABEÇA, ELES RECONTARAM ORALMENTE E FIZEMOS UMA RODA DE CONVERSA. UMA DAS MINHAS PEQUENAS DISSE: "AI, PRÔ, NÃO CONTA ESSA HISTÓRIA NÃO, EU TENHO MEDO...".
PARA OS ALFABÉTICOS E SILÁBICO-ALFABÉTICOS, EU SOLICITEI QUE ESCREVESSEM A LENDA E PARA OS NÃO-ALFABÉTICOS, QUE FIZESSEM UMA LISTA DAS LENDAS CONTADAS PELA PROFESSORA. PRIMEIRO, ELES MONTARIAM COM O ALFABETO MÓVEL, DEPOIS PASSARIAM PARA A FOLHA SULFITE E ILUSTRARIAM. SEGUEM ALGUMAS ATIVIDADES QUE SELECIONEI, ESPERO QUE VOCÊS GOSTEM.
AS ÚLTIMAS IMAGENS CORRESPONDEM À PRODUÇÃO DE ALUNOS NÃO-ALFABÉTICOS EM QUE PROPUS A ESCRITA DA LISTA DE PERSONAGENS. NO ENTANTO, COMO ESTA AINDA É UMA DAS PRIMEIRAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE TEXTOS, SENTI MUITAS DIFICULDADES. DISCUTIMOS ESSAS DIFICULDADES EM HTPC, E CHEGAMOS A UM CONSENSO DE QUE É FUNDAMENTAL OFERECER UM TEXTO DE APOIO, SEJA ELE UM RESUMO DOS ACONTECIMENTOS, E QUE SEJAM REALIZADAS RODAS DE LEITURA E DISCUSSÃO SOBRE A CRONOLOGIA, PRINCIPAIS ASPECTOS, ENTRE OUTROS.
NO ENTANTO, MEU FOCO AGORA SÃO OS ALUNOS NÃ-ALFABÉTICOS, PERCEBO QUE MUITOS ESTÃO COM DIFICULDADE DE AVANÇAR DA HIPÓTESE SILÁBICA COM VALOR SONORO PARA A SILÁBICO-ALFABÉTICA.
AINDA TENHO UM ALUNO PRÉ-SILÁBICO, MAS EU ACREDITO NO AVANÇO DELE, POIS ELE JÁ CONHECE O ALFABETO. É ATÉ ENGRAÇADO DIZER ISSO, MAS, UTILIZANDO UMA METÁFORA, "MAIS VALE UM PRÉ-SILÁBICO QUE CONHECE O ALFABETO DO QUE UM SILÁBICO COM VALOR NAS VOGAIS".
ESTE ANO, ESPECIFICAMENTE, PUDE VIVENCIAR ISSO. ENTÃO, ACREDITO NO AVANÇO DELE.
ESPERO QUE MINHAS POSTAGENS POSSAM SER VISTAS NÃO SOMENTE PELOS MEUS ALUNOS E SUAS FAMÍLIAS, MAS TAMBÉM POR ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, E QUE EU POSSA FAZER INTERCÂMBIOS E TROCA DE IDÉIAS COM OUTROS EDUCADORES.
UM ABRAÇO
PROFESSORA NEYDE
Comentários
Postar um comentário