Pular para o conteúdo principal

SUGESTÃO DE ATIVIDADE - CADERNO CURIOSO

PROFESSORES.

ESTA ATIVIDADE TEM COMO OBJETIVO FAZER UM REGISTRO DA TURMA, E POSSIBILITAR QUE TODOS POSSAM CONHECER UM POUCO DA HISTÓRIA DE VIDA DE CADA UM. TRATA-SE DE UM CADERNO, QUE IRÁ PARA A CASA DE UM ALUNO A CADA DIA, E NEL SERÃO REGISTRADAS ALGUMAS INFORMAÇÕES, HISTÓRIAS DA CRIANÇA. NO DIA SEGUINTE, ELE IRÁ PARA A CASA DE OUTRO ALUNO. ELES GOSTAM MUITO, ACABA VIRANDO UMA LEITURA OBRIGATÓRIA A CADA DIA. ABAIXO ESTÁ A FOLHA DE APRESENTAÇÃO PARA QUE TODOS POSSAM COMPREENDER MELHOR.



“OLÁ, EU SOU O CADERNO CURIOSO”



DURANTE ESTE ANO, CADA DIA VISITAREI A CASA DE UM ALUNO DA NOSSA CLASSE. TOME MUITO CUIDADO COMIGO, POIS SOU DE TODOS. JÁ APRENDEMOS QUE, QUANDO ALGO PERTENCE A TODO MUNDO, DEVEMOS RESPEITAR E OBSERVAR ALGUMAS REGRAS PARA GARANTIR O DIREITO DE TODOS, INCLUSIVE O MEU. MEU OBJETIVO É REGISTRAR UM POUCO DA SUA HISTÓRIA. QUANDO VOCÊ ME LEVAR PARA SUA CASA, PEÇA PARA UM ADULTO ESCREVER UMA HISTÓRIA INTERESSANTE QUE ACONTECEU COM VOCÊ E SUA FAMÍLIA... PODE SER UMA HISTÓRIA TRISTE, ALEGRE, ENGRAÇADA... VOCÊS ESCOLHEM! O IMPORTANTE É MOSTRAR UM POUCO MAIS DE VOCÊ. NÃO SE ESQUEÇA DE ME DEVOLVER LOGO NO DIA SEGUINTE, ASSIM TODOS OS COLEGAS TERÃO A OPORTUNIDADE DE ESCREVER TAMBÉM. VOCÊ PODERÁ UTILIZAR UMA FOLHA INTEIRA (FRENTE E VERSO), TAMBÉM PODE ILUSTRAR COM DESENHOS E/OU FOTOS.

OBRIGADA POR ME RECEBER TÃO BEM!!!!!!!

BOM, ESPERO QUE GOSTEM. É MUITO INTERESSANTE.
 
ATÉ A PRÓXIMA
 
PROFESSORA NEYDE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS DO "SIM" E PESSOAS DO "NÃO"

Há pessoas do “sim” e pessoas do “não”. Pessoas do “sim” são aquelas às quais tudo é possível, desde que se tente com firmeza. Pessoas do “sim” são aquelas que crêem, em princípio, que todas as coisas são boas até que se prove o contrário. Pessoas do “sim” são aquelas que estão sempre prontas a colaborar, a comprometer seu tempo com um novo projeto, a testar idéias, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do “sim” são aquelas entusiasmadas com o que fazem, com o que são e com a possibilidade de poderem fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do “sim” são aquelas bem humoradas, com o sorriso sempre pronto, aquela com as quais sentimos prazer em conviver, conversar e trocar idéias. Pessoas do “sim” são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para criar, elaborar e participar. Mas há também as pessoas do “não”. Pessoas do “não” são aquelas para as quais nada é possível. Pessoas do “não” são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que é tudo papo

ATIVIDADE - TEXTO ORAL COM DESTINO ESCRITO

Essa atividade foi bem legal. Há tempos, estava com vontade de trabalhar com tirinhas da Turma da Mônica, pois eles adoram e é um recurso muito interessante para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Pois bem, entrei no site da Turma da Mônica, e retirei algumas tirinhas. Desta vez, optei por utilizar uma tira sem diálogos, pois desejava explorar as características visuais e incentivá-los a interpretar o que estavam vendo. A tirinha trabalhada está abaixo: Iniciamos uma roda de conversa sobre as características de cada quadrinho. Perguntei o que estava acontecendo no primeiro quadrinho, eles responderam que o Cascão havia machucado o joelho. Fui levatando algumas questões:  Como vocês sabem que ele machucou o joelho? - Porque ele está chorando! - Como vocês sabem? - Porque ele está com a boca aberta! - Só por causa disso? - Não, prô, ele tá segurando o joelho... - Ué, mas só por isso? Eles pensaram e falaram muitas coisas, até que uma criança disse: - Tem estreli

SUGESTÃO DE ATIVIDADE - MÚSICA A CASA

Olá, pessoal! Bom, mais um ano estou um uma turma de 1º ano e muito feliz, pois gosto de trabalhar com essa fase de alfabetização. Quero compartilhar uma atividade bastante interessante, principalmente nesse começo de ano, em que há muitas crianças na hipótese pré-silábica. Além da questão da alfabetização, essa atividade trabalha com uma música muito tradicional da MPB, e que as crianças adoram. Assim, é importante compreender que a linguagem musical é fundamental para os educandos, e ensiná-los a apreciá-la pode ser uma ferramenta riquíssima para o nosso trabalho e um momento de formação para eles. Bem, espero que gostem. Sugiro que, caso o professor tenha crianças que já dominem a escrita alfabética, podem variar a atividade, com o texto da música lacunado, para eles completarem, sobretudo selecionando palavras que trabalhem as principais dificuldades ortográficas. Um abraço a todos Profª Neyde Professor, faça uma tabela com algumas palavras da música, solicitando que eles c