Pular para o conteúdo principal

SOBRE A FEIRA LITERÁRIA

DIA 25 DE SETEMBRO OCORREU A FEIRA LITERÁRIA NA ESCOLA EM QUE TRABALHO. COMO ESTE EVENTO OCORREU SIMULTANEAMENTE À FESTA DA PRIMAVERA, GOSTARIA QUE TUDO TIVESSE MAIS ORGANIZADO. MAS, COMO DIZEM QUE TENHO MANIA DE PERFEIÇÃO, ENTÃO PREFIRO ME ATER AO QUE DEU CERTO.
AGORA, OS ATRASOS, A CORRERIA E AS EVENTUAIS FALHAS JÁ NÃO IMPORTAM MAIS....
O QUE VAI FICAR, PARA MIM, É O SORRISO DOS PAIS NA HORA DA DANÇA, É A PRESENÇA DOS PAIS QUE, MESMO O FILHO NÃO PARTICIPANDO DA DANÇA, VIERAM PRESTIGIAR NOSSO TRABALHO E DE SEUS FILHOS. FIQUEI FELIZ DE VER AQUELES ALUNOS QUE, NO COTIDIANO, ME DÃO TRABALHO, FALANDO: "MÃE, Ó MEU LIVRINHO!"
O QUE VAI FICAR SÃO AS GARGALHADAS DE UM CASAL QUE PEGOU UM LIVRO DO ACERVO PARA LER, DEMONSTRANDO QUE A LITERATURA NÃO ENCANTA SOMENTE AS CRIANÇAS, E QUE LIVROS INFANTIS TAMBÉM PODEM SER APRECIADOS POR ADULTOS...
A CRIANÇA QUE PEGOU UM LIVRO DO ACERVO E MERGULHOU NELE, PARECENDO ESTAR ALHEIO À GRANDE MOVIMENTAÇÃO AO SEU REDOR.
VAI FICAR NA MINHA MEMÓRIA OS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO LENDO O TEXTO DO LIVRO BICHIONÁRIO, E OS APLAUSOS DOS PAIS AO TÉRMINO DE CADA LEITURA.
CONFESSO QUE, NO DIA ANTERIOR, ME DEU UM FRIOZINHO NA BARRIGA, POIS EU ACHEI QUE ELES IAM FICAR NERVOSOS, COM MEDO DE LER PARA TANTAS PESSOAS; NO ENTANTO, PARA MINHA SURPRESA, NÃO É QUE ELES ENCARARAM O DESAFIO E BRILHARAM?
EU QUERO AGRADECER A TODOS QUE DE ALGUMA FORMA COLABORARAM COM ESTE TRABALHO, EU FIQUEI MUITO ORGULHOSA DOS MEUS PEQUENOS, TENHO CERTEZA QUE ELES VÃO LONGE.
E AOS PAIS, QUERO DIZER QUE VOCÊS NÃO IMAGINAM A IMPORTÂNCIA DE SUA PRESENÇA NO EVENTO, E DO QUANTO ISSO INCENTIVA-OS A QUERER SEMPRE APRENDER E DAR O SEU MELHOR.
QUE EVENTOS COMO ESTE OCORRAM CADA VEZ MAIS, APRIMORANDO NOSSO TRABALHO E MOSTRANDO QUE A PARCERIA ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA FAZ A DIFERENÇA.

ATÉ A PRÓXIMA

PROFESSORA NEYDE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS DO "SIM" E PESSOAS DO "NÃO"

Há pessoas do “sim” e pessoas do “não”. Pessoas do “sim” são aquelas às quais tudo é possível, desde que se tente com firmeza. Pessoas do “sim” são aquelas que crêem, em princípio, que todas as coisas são boas até que se prove o contrário. Pessoas do “sim” são aquelas que estão sempre prontas a colaborar, a comprometer seu tempo com um novo projeto, a testar idéias, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do “sim” são aquelas entusiasmadas com o que fazem, com o que são e com a possibilidade de poderem fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do “sim” são aquelas bem humoradas, com o sorriso sempre pronto, aquela com as quais sentimos prazer em conviver, conversar e trocar idéias. Pessoas do “sim” são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para criar, elaborar e participar. Mas há também as pessoas do “não”. Pessoas do “não” são aquelas para as quais nada é possível. Pessoas do “não” são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que é tudo papo

ATIVIDADE - TEXTO ORAL COM DESTINO ESCRITO

Essa atividade foi bem legal. Há tempos, estava com vontade de trabalhar com tirinhas da Turma da Mônica, pois eles adoram e é um recurso muito interessante para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Pois bem, entrei no site da Turma da Mônica, e retirei algumas tirinhas. Desta vez, optei por utilizar uma tira sem diálogos, pois desejava explorar as características visuais e incentivá-los a interpretar o que estavam vendo. A tirinha trabalhada está abaixo: Iniciamos uma roda de conversa sobre as características de cada quadrinho. Perguntei o que estava acontecendo no primeiro quadrinho, eles responderam que o Cascão havia machucado o joelho. Fui levatando algumas questões:  Como vocês sabem que ele machucou o joelho? - Porque ele está chorando! - Como vocês sabem? - Porque ele está com a boca aberta! - Só por causa disso? - Não, prô, ele tá segurando o joelho... - Ué, mas só por isso? Eles pensaram e falaram muitas coisas, até que uma criança disse: - Tem estreli

SUGESTÃO DE ATIVIDADE - MÚSICA A CASA

Olá, pessoal! Bom, mais um ano estou um uma turma de 1º ano e muito feliz, pois gosto de trabalhar com essa fase de alfabetização. Quero compartilhar uma atividade bastante interessante, principalmente nesse começo de ano, em que há muitas crianças na hipótese pré-silábica. Além da questão da alfabetização, essa atividade trabalha com uma música muito tradicional da MPB, e que as crianças adoram. Assim, é importante compreender que a linguagem musical é fundamental para os educandos, e ensiná-los a apreciá-la pode ser uma ferramenta riquíssima para o nosso trabalho e um momento de formação para eles. Bem, espero que gostem. Sugiro que, caso o professor tenha crianças que já dominem a escrita alfabética, podem variar a atividade, com o texto da música lacunado, para eles completarem, sobretudo selecionando palavras que trabalhem as principais dificuldades ortográficas. Um abraço a todos Profª Neyde Professor, faça uma tabela com algumas palavras da música, solicitando que eles c