14/11/2010

A EVOLUÇÃO DA ESCRITA DAS CRIANÇAS

Olá, pessoal!

Bom, nem preciso dizer que a correria está muito grande, mas vamos tentando nos adequar ao tempo que parece estar mais curto. A partir desta postagem, vou mostrar a evolução da escrita dos meus meninos. Fizemos o Projeto "Livro de Cantigas" ao longo do ano. A cada cantiga, eu apresentava uma atividade de leitura, ouvíamos a cantiga e cantávamos, apresentava algumas atividades de escrita com a mesma, colocava o cartaz no mural e líamos diariamente e, como última atividade, registrávamos no Livro de Cantigas, feito individualmente. Vou apresentar a vocês o livro de cada um dos educandos, para que vocês possam observar a evolução da escrita deles. Espero que gostem e possam compreender melhor como ocorre esse processo de aquisição da leitura e da escrita. O primeiro livro é do Aleksander. Vejamos:




Observem que ele apresentava a escrita pré-silábica. Atividade realizada em março de 2010.



Observem a escrita silábica com valor sonoro. A palavra CHULÉ ele escreveu CHOLÉ. Outra que podemos observar é LAGOA, que ele escreveu LAGO. Atividade realizada em abril de 2010.




Atividade realizada em abril de 2010. A escrita ainda silábica com valor sonoro.



Essa cantiga "O meu chapéu" demonstra que os educandos, muitas vezes, permanecem algum tempo na hipótese sílábica, por acreditarem que atribuindo uma letra a uma sílaba, o problema da escrita está "resolvido". Vejam, ainda, que todas as vezes que escreve "O meu chapéu", ele copiou do nome da cantiga.



Observem já uma escrita silábico-alfabética. As sílabas complexas ainda são difíceis pra ele, embora ele tenha escrito CARECA. Entretanto, no caso do "R" brando, eu tenho o hábito de falar sobre os sons da letra R, mesmo não trabalhando com sílabas. Acho importante a questão fonética na alfabetização.




A evolução dele, aqui, é bastante clara. Observem a palavra DESPEDAÇADA. Atividade realizada em Maio de 2010.





Atividade realizada em junho de 2010. Já alcançou a escrita alfabética. Agora, são ajustes ortográficos que precisam ser observados.




Atividade realizada em agosto de 2010.






Pretendo compartilhar com todos as produções das crianças, demonstrando a evolução de escrita deles. Este educando já lê com fluência, mas ainda necessita de ajustes ortográficos. Ele tem também dificuldade de elaborar textos, visto que trabalhei bastante com listas. Mesmo lendo diariamente para eles e proporcionando situações em que eles possam ler, percebo que poderia ter enfatizado mais a questão do texto. Por isso, coloco aqui essa observação pois, mesmo estando muito contente com a evolução dele, é preciso observar o que ainda precisa ser melhorado, não somente no desempenho dele, mas em minha prática.
Um abraço a todos.

Profª Neyde

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