Pular para o conteúdo principal

A EVOLUÇÃO DA ESCRITA DAS CRIANÇAS

Olá, pessoal!

Bom, nem preciso dizer que a correria está muito grande, mas vamos tentando nos adequar ao tempo que parece estar mais curto. A partir desta postagem, vou mostrar a evolução da escrita dos meus meninos. Fizemos o Projeto "Livro de Cantigas" ao longo do ano. A cada cantiga, eu apresentava uma atividade de leitura, ouvíamos a cantiga e cantávamos, apresentava algumas atividades de escrita com a mesma, colocava o cartaz no mural e líamos diariamente e, como última atividade, registrávamos no Livro de Cantigas, feito individualmente. Vou apresentar a vocês o livro de cada um dos educandos, para que vocês possam observar a evolução da escrita deles. Espero que gostem e possam compreender melhor como ocorre esse processo de aquisição da leitura e da escrita. O primeiro livro é do Aleksander. Vejamos:




Observem que ele apresentava a escrita pré-silábica. Atividade realizada em março de 2010.



Observem a escrita silábica com valor sonoro. A palavra CHULÉ ele escreveu CHOLÉ. Outra que podemos observar é LAGOA, que ele escreveu LAGO. Atividade realizada em abril de 2010.




Atividade realizada em abril de 2010. A escrita ainda silábica com valor sonoro.



Essa cantiga "O meu chapéu" demonstra que os educandos, muitas vezes, permanecem algum tempo na hipótese sílábica, por acreditarem que atribuindo uma letra a uma sílaba, o problema da escrita está "resolvido". Vejam, ainda, que todas as vezes que escreve "O meu chapéu", ele copiou do nome da cantiga.



Observem já uma escrita silábico-alfabética. As sílabas complexas ainda são difíceis pra ele, embora ele tenha escrito CARECA. Entretanto, no caso do "R" brando, eu tenho o hábito de falar sobre os sons da letra R, mesmo não trabalhando com sílabas. Acho importante a questão fonética na alfabetização.




A evolução dele, aqui, é bastante clara. Observem a palavra DESPEDAÇADA. Atividade realizada em Maio de 2010.





Atividade realizada em junho de 2010. Já alcançou a escrita alfabética. Agora, são ajustes ortográficos que precisam ser observados.




Atividade realizada em agosto de 2010.






Pretendo compartilhar com todos as produções das crianças, demonstrando a evolução de escrita deles. Este educando já lê com fluência, mas ainda necessita de ajustes ortográficos. Ele tem também dificuldade de elaborar textos, visto que trabalhei bastante com listas. Mesmo lendo diariamente para eles e proporcionando situações em que eles possam ler, percebo que poderia ter enfatizado mais a questão do texto. Por isso, coloco aqui essa observação pois, mesmo estando muito contente com a evolução dele, é preciso observar o que ainda precisa ser melhorado, não somente no desempenho dele, mas em minha prática.
Um abraço a todos.

Profª Neyde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS DO "SIM" E PESSOAS DO "NÃO"

Há pessoas do “sim” e pessoas do “não”. Pessoas do “sim” são aquelas às quais tudo é possível, desde que se tente com firmeza. Pessoas do “sim” são aquelas que crêem, em princípio, que todas as coisas são boas até que se prove o contrário. Pessoas do “sim” são aquelas que estão sempre prontas a colaborar, a comprometer seu tempo com um novo projeto, a testar idéias, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do “sim” são aquelas entusiasmadas com o que fazem, com o que são e com a possibilidade de poderem fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do “sim” são aquelas bem humoradas, com o sorriso sempre pronto, aquela com as quais sentimos prazer em conviver, conversar e trocar idéias. Pessoas do “sim” são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para criar, elaborar e participar. Mas há também as pessoas do “não”. Pessoas do “não” são aquelas para as quais nada é possível. Pessoas do “não” são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que é tudo papo

SUGESTÃO DE ATIVIDADE - MÚSICA A CASA

Olá, pessoal! Bom, mais um ano estou um uma turma de 1º ano e muito feliz, pois gosto de trabalhar com essa fase de alfabetização. Quero compartilhar uma atividade bastante interessante, principalmente nesse começo de ano, em que há muitas crianças na hipótese pré-silábica. Além da questão da alfabetização, essa atividade trabalha com uma música muito tradicional da MPB, e que as crianças adoram. Assim, é importante compreender que a linguagem musical é fundamental para os educandos, e ensiná-los a apreciá-la pode ser uma ferramenta riquíssima para o nosso trabalho e um momento de formação para eles. Bem, espero que gostem. Sugiro que, caso o professor tenha crianças que já dominem a escrita alfabética, podem variar a atividade, com o texto da música lacunado, para eles completarem, sobretudo selecionando palavras que trabalhem as principais dificuldades ortográficas. Um abraço a todos Profª Neyde Professor, faça uma tabela com algumas palavras da música, solicitando que eles c

ATIVIDADE - TEXTO ORAL COM DESTINO ESCRITO

Essa atividade foi bem legal. Há tempos, estava com vontade de trabalhar com tirinhas da Turma da Mônica, pois eles adoram e é um recurso muito interessante para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Pois bem, entrei no site da Turma da Mônica, e retirei algumas tirinhas. Desta vez, optei por utilizar uma tira sem diálogos, pois desejava explorar as características visuais e incentivá-los a interpretar o que estavam vendo. A tirinha trabalhada está abaixo: Iniciamos uma roda de conversa sobre as características de cada quadrinho. Perguntei o que estava acontecendo no primeiro quadrinho, eles responderam que o Cascão havia machucado o joelho. Fui levatando algumas questões:  Como vocês sabem que ele machucou o joelho? - Porque ele está chorando! - Como vocês sabem? - Porque ele está com a boca aberta! - Só por causa disso? - Não, prô, ele tá segurando o joelho... - Ué, mas só por isso? Eles pensaram e falaram muitas coisas, até que uma criança disse: - Tem estreli