Pular para o conteúdo principal

Passeio ao Sesc Belenzinho

Nós participamos de um projeto da Secretaria Estadual de Educação chamado "Cultura é Currículo", em que são realizados passeios culturais em lugares muito bacanas. Nós fomos ao Sesc Belenzinho ver a exposição chamada "Riscos", cujo release está abaixo. 

Exposição voltada a artistas em início de trajetória profissional, dedicados às chamadas linguagens tradicionais. A primeira edição, com o mote “arte como trabalho”, reúne artistas onde a fatura da obra e os muitos processos envolvidos no fazer manual – suas potências e seus limites – são fundamentais para o desenvolvimento da poética e dos significados do trabalho. Artistas que vem redescobrindo possibilidades plásticas nos materiais e na linguagem, em propostas estéticas onde o único limite efetivamente estabelecido é o próprio fazer. Participam dessa edição os artistas: André Ricardo, André Yassuda, Christiana Moraes, Edith Reinhart, Luiz83 e Marco Willians. Curadoria: Núcleo da Imagem e da Palavra e Claudinei Roberto.




Não é fácil apreciar arte, confesso que meu olhar é muito racional nesse aspecto. Por isso mesmo, acho fundamental que as crianças vivenciem isso, se encantem com as possibilidades que alguns materiais oferecem, e como nossa capacidade criativa é infinita. Estou descobrindo a minha também. E posso dizer que é muito bom! Quero compartilhar com todos fotos tiradas lá, inclusive de algumas obras e, quem sabe, convidá-los a ampliar seus olhares acerca da criatividade e da arte. Aqui estão as fotos lá tiradas. 



















Bom, fico por aqui, em breve com novidades e publicações.


Beijocas a todos

Comentários

  1. sou um dos artistas que participam da exposição RISCO, mencionada acima. Gostaria de parabenizá-los por esse belo trabalho. Como artista, fico muito feliz por ver minha produção se estender para outras pessoas. Obrigado por essa importante ponte que vocês possibilitam, entre a obra e o público. Grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS DO "SIM" E PESSOAS DO "NÃO"

Há pessoas do “sim” e pessoas do “não”. Pessoas do “sim” são aquelas às quais tudo é possível, desde que se tente com firmeza. Pessoas do “sim” são aquelas que crêem, em princípio, que todas as coisas são boas até que se prove o contrário. Pessoas do “sim” são aquelas que estão sempre prontas a colaborar, a comprometer seu tempo com um novo projeto, a testar idéias, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do “sim” são aquelas entusiasmadas com o que fazem, com o que são e com a possibilidade de poderem fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do “sim” são aquelas bem humoradas, com o sorriso sempre pronto, aquela com as quais sentimos prazer em conviver, conversar e trocar idéias. Pessoas do “sim” são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para criar, elaborar e participar. Mas há também as pessoas do “não”. Pessoas do “não” são aquelas para as quais nada é possível. Pessoas do “não” são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que é tudo papo

ATIVIDADE - TEXTO ORAL COM DESTINO ESCRITO

Essa atividade foi bem legal. Há tempos, estava com vontade de trabalhar com tirinhas da Turma da Mônica, pois eles adoram e é um recurso muito interessante para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Pois bem, entrei no site da Turma da Mônica, e retirei algumas tirinhas. Desta vez, optei por utilizar uma tira sem diálogos, pois desejava explorar as características visuais e incentivá-los a interpretar o que estavam vendo. A tirinha trabalhada está abaixo: Iniciamos uma roda de conversa sobre as características de cada quadrinho. Perguntei o que estava acontecendo no primeiro quadrinho, eles responderam que o Cascão havia machucado o joelho. Fui levatando algumas questões:  Como vocês sabem que ele machucou o joelho? - Porque ele está chorando! - Como vocês sabem? - Porque ele está com a boca aberta! - Só por causa disso? - Não, prô, ele tá segurando o joelho... - Ué, mas só por isso? Eles pensaram e falaram muitas coisas, até que uma criança disse: - Tem estreli

SUGESTÃO DE ATIVIDADE - MÚSICA A CASA

Olá, pessoal! Bom, mais um ano estou um uma turma de 1º ano e muito feliz, pois gosto de trabalhar com essa fase de alfabetização. Quero compartilhar uma atividade bastante interessante, principalmente nesse começo de ano, em que há muitas crianças na hipótese pré-silábica. Além da questão da alfabetização, essa atividade trabalha com uma música muito tradicional da MPB, e que as crianças adoram. Assim, é importante compreender que a linguagem musical é fundamental para os educandos, e ensiná-los a apreciá-la pode ser uma ferramenta riquíssima para o nosso trabalho e um momento de formação para eles. Bem, espero que gostem. Sugiro que, caso o professor tenha crianças que já dominem a escrita alfabética, podem variar a atividade, com o texto da música lacunado, para eles completarem, sobretudo selecionando palavras que trabalhem as principais dificuldades ortográficas. Um abraço a todos Profª Neyde Professor, faça uma tabela com algumas palavras da música, solicitando que eles c