Pular para o conteúdo principal

REESCRITA DE FÁBULAS

Pessoal

Estamos trabalhando num Projeto de Livro de Fábulas. O produto final será apresentado na Feira Literária em 10/11, com fábulas escritas e revisadas coletivamente. Eu faço a leitura da fábula e eles a reescrevem em duplas. No dia seguinte, eu escolho o texto de uma dupla, falo que todos estão aprendendo e que, por isso, não devemos rir dos erros dos amigos, devemos respeitá-los e organizar o texto para que fique "mais bonito".
Os textos revisados estarão no livro final, mas decidi dar uma "canja" de alguns textos que, embora não tenham ido para o livro, ficaram bons também. Por mim, colocaria muitos repetidos, mas fica sem sentido. Só que eu não quero que algumas preciosidades se percam, principalmente pelo empenho deles. Então, separei alguns desses textos, espero que gostem! O trabalho de revisão é cansativo, mas muito valioso. É nítida a diferença entre os textos escritos por eles mais recentemente em relação aos do início do ano. Eu tenho umas estrelinhas que corto e que, a cada erro que é apontado e a escrita correta mostrada pelo aluno, ofereço como uma espécie de "recompensa". Eles se envolvem bastante e, mesmo quando não têm as "tais estrelinhas", eles participam porque sabem que o livro será lido pelos pais. Bom, seguem alguns "diamantes brutos", que não foram lapidados, mas que são igualmente importantes, pois são parte de um processo.

Um beijo a todos

Professora Neyde







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS DO "SIM" E PESSOAS DO "NÃO"

Há pessoas do “sim” e pessoas do “não”. Pessoas do “sim” são aquelas às quais tudo é possível, desde que se tente com firmeza. Pessoas do “sim” são aquelas que crêem, em princípio, que todas as coisas são boas até que se prove o contrário. Pessoas do “sim” são aquelas que estão sempre prontas a colaborar, a comprometer seu tempo com um novo projeto, a testar idéias, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do “sim” são aquelas entusiasmadas com o que fazem, com o que são e com a possibilidade de poderem fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do “sim” são aquelas bem humoradas, com o sorriso sempre pronto, aquela com as quais sentimos prazer em conviver, conversar e trocar idéias. Pessoas do “sim” são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para criar, elaborar e participar. Mas há também as pessoas do “não”. Pessoas do “não” são aquelas para as quais nada é possível. Pessoas do “não” são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que é tudo papo

SUGESTÃO DE ATIVIDADE - MÚSICA A CASA

Olá, pessoal! Bom, mais um ano estou um uma turma de 1º ano e muito feliz, pois gosto de trabalhar com essa fase de alfabetização. Quero compartilhar uma atividade bastante interessante, principalmente nesse começo de ano, em que há muitas crianças na hipótese pré-silábica. Além da questão da alfabetização, essa atividade trabalha com uma música muito tradicional da MPB, e que as crianças adoram. Assim, é importante compreender que a linguagem musical é fundamental para os educandos, e ensiná-los a apreciá-la pode ser uma ferramenta riquíssima para o nosso trabalho e um momento de formação para eles. Bem, espero que gostem. Sugiro que, caso o professor tenha crianças que já dominem a escrita alfabética, podem variar a atividade, com o texto da música lacunado, para eles completarem, sobretudo selecionando palavras que trabalhem as principais dificuldades ortográficas. Um abraço a todos Profª Neyde Professor, faça uma tabela com algumas palavras da música, solicitando que eles c

ATIVIDADE - TEXTO ORAL COM DESTINO ESCRITO

Essa atividade foi bem legal. Há tempos, estava com vontade de trabalhar com tirinhas da Turma da Mônica, pois eles adoram e é um recurso muito interessante para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Pois bem, entrei no site da Turma da Mônica, e retirei algumas tirinhas. Desta vez, optei por utilizar uma tira sem diálogos, pois desejava explorar as características visuais e incentivá-los a interpretar o que estavam vendo. A tirinha trabalhada está abaixo: Iniciamos uma roda de conversa sobre as características de cada quadrinho. Perguntei o que estava acontecendo no primeiro quadrinho, eles responderam que o Cascão havia machucado o joelho. Fui levatando algumas questões:  Como vocês sabem que ele machucou o joelho? - Porque ele está chorando! - Como vocês sabem? - Porque ele está com a boca aberta! - Só por causa disso? - Não, prô, ele tá segurando o joelho... - Ué, mas só por isso? Eles pensaram e falaram muitas coisas, até que uma criança disse: - Tem estreli