Pular para o conteúdo principal

O lobo mal?

Já faz algum tempo que eu me interesso (e muito!) por literatura infantil, particularmente de textos literários. Neste ano, estou com a mesma turma do ano passado, só que agora eles estão no 2º ano. O interessante é que, a cada ano, surge a paixão por uma obra diferente. Isso não é algo programado, acontece naturalmente.
No ano passado, nos apaixonamos pela obra de Ilan Brenman, foi muito bom vê-los procurando os livros do autor no acervo da sala. Além disso, nos aproximamos do autor através da leitura das biografias em cada uma delas. Descobrimos que ele tem filhas gêmeas, que alguns de seus livros são inspirados nelas, dentre outras coisas.
Neste ano, posso dizer que algo vem me causando um grande prazer em descobrir: que personagens ruins podem ser, muitas vezes, bons. Certamente é o caso do Lobo Mau, presente nos contos de fadas. Nos lembramos, então, da Chapeuzinho Vermelho e dos Três Porquinhos. Pois bem, alguns autores decidiram resgatar este personagem e mudar o rumo do medo que ele causava. Então, surgiram algumas obras muito interessantes, que recomendo às minhas amigas professoras, pois seguramente serão leituras divertidíssimas.
A primeira delas é "Os três porquinhos malcriados e o lobo bom", de Liz Pichon. Imaginem vocês, um Lobo que constrói casas, que é bom e acolhe a todos? Imagine, ainda, que são os Porquinhos que destroem as casas ao mandarem o Lobo embora? O livro é ótimo, certamente renderá um contato delicioso com a literatura.



Outra dica bem interessante é "O lobo voltou", um livro que reúne uma série de personagens de contos tradicionais, em que o Lobo Mau aparece. Meus alunos disseram: "nossa, que história maluca!". O mais engraçado desse livro são as imagens com manchetes de jornal em que o Lobo aparece dizendo que vai voltar. Esse detalhe merece destaque.



A terceira dica é "A verdadeira história da Chapeuzinho Vermelho". Imagine um Lobo que quer ser vegetariano, deixar de ser malvado e ainda contar com a ajuda de uma Chapeuzinho ciumenta? É uma grande reviravolta, muito divertida.


Por fim, minha última dica é "A verdadeira história do três porquinhos", narrada pelo Lobo, que conta em detalhes o ocorrido sob sua ótica em que, é claro, ele não é o culpado.



Professores, aproveitem essas dicas, podem pensar em uma sequência didática com "Histórias de Lobo", comparação entre as narrativas ou simples leitura deleite, que renderão boas risadas.

Até a próxima

Professora Neyde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PESSOAS DO "SIM" E PESSOAS DO "NÃO"

Há pessoas do “sim” e pessoas do “não”. Pessoas do “sim” são aquelas às quais tudo é possível, desde que se tente com firmeza. Pessoas do “sim” são aquelas que crêem, em princípio, que todas as coisas são boas até que se prove o contrário. Pessoas do “sim” são aquelas que estão sempre prontas a colaborar, a comprometer seu tempo com um novo projeto, a testar idéias, a tudo fazer para que as coisas aconteçam. Pessoas do “sim” são aquelas entusiasmadas com o que fazem, com o que são e com a possibilidade de poderem fazer as coisas de forma diferente. Pessoas do “sim” são aquelas bem humoradas, com o sorriso sempre pronto, aquela com as quais sentimos prazer em conviver, conversar e trocar idéias. Pessoas do “sim” são aquelas que fazem tudo e ainda encontram tempo para criar, elaborar e participar. Mas há também as pessoas do “não”. Pessoas do “não” são aquelas para as quais nada é possível. Pessoas do “não” são aquelas que vivem dizendo que já viram esse filme antes... e que é tudo papo

ATIVIDADE - TEXTO ORAL COM DESTINO ESCRITO

Essa atividade foi bem legal. Há tempos, estava com vontade de trabalhar com tirinhas da Turma da Mônica, pois eles adoram e é um recurso muito interessante para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita. Pois bem, entrei no site da Turma da Mônica, e retirei algumas tirinhas. Desta vez, optei por utilizar uma tira sem diálogos, pois desejava explorar as características visuais e incentivá-los a interpretar o que estavam vendo. A tirinha trabalhada está abaixo: Iniciamos uma roda de conversa sobre as características de cada quadrinho. Perguntei o que estava acontecendo no primeiro quadrinho, eles responderam que o Cascão havia machucado o joelho. Fui levatando algumas questões:  Como vocês sabem que ele machucou o joelho? - Porque ele está chorando! - Como vocês sabem? - Porque ele está com a boca aberta! - Só por causa disso? - Não, prô, ele tá segurando o joelho... - Ué, mas só por isso? Eles pensaram e falaram muitas coisas, até que uma criança disse: - Tem estreli

SUGESTÃO DE ATIVIDADE - MÚSICA A CASA

Olá, pessoal! Bom, mais um ano estou um uma turma de 1º ano e muito feliz, pois gosto de trabalhar com essa fase de alfabetização. Quero compartilhar uma atividade bastante interessante, principalmente nesse começo de ano, em que há muitas crianças na hipótese pré-silábica. Além da questão da alfabetização, essa atividade trabalha com uma música muito tradicional da MPB, e que as crianças adoram. Assim, é importante compreender que a linguagem musical é fundamental para os educandos, e ensiná-los a apreciá-la pode ser uma ferramenta riquíssima para o nosso trabalho e um momento de formação para eles. Bem, espero que gostem. Sugiro que, caso o professor tenha crianças que já dominem a escrita alfabética, podem variar a atividade, com o texto da música lacunado, para eles completarem, sobretudo selecionando palavras que trabalhem as principais dificuldades ortográficas. Um abraço a todos Profª Neyde Professor, faça uma tabela com algumas palavras da música, solicitando que eles c